Nova regra para cartórios – dono de veículo não vai mais comunicar a venda ao Detran

A partir de 24 de julho, instituições deverão informar a Fazenda sobre a transferência da propriedade de veículo registrado no Estado

O Decreto nº 60.489, publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 24 de maio, incumbiu os cartórios estaduais de informar a Secretaria Estadual da Fazenda sobre as transferências de veículos entre particulares. Com a medida, que entrará em vigor no dia 24 de julho, o proprietário não precisará mais comunicar a venda ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A necessidade de o vendedor e o comprador do veículo reconhecerem firma por autenticidade, prevista pela legislação de trânsito, segue inalterada. Esse serviço continua sendo executado e cobrado pelos cartórios, que passarão a informar os bancos de dados da Fazenda – interligados aos do Detran – sobre a mudança da propriedade de veículo registrado no Estado de São Paulo. Repassarão, também, digitalmente, cópia frente e verso do Certificado de Registro do Veículo (CRLV) preenchida.

Os cartórios têm prazo para se adaptar à nova norma até o dia 24 de julho – 60 dias após a publicação do decreto no Diário Oficial. A partir daí terão de transmitir, em arquivo eletrônico e no formato PDF, as informações com assinatura digital (tipo P7S) por meio de seção exclusiva no site da Fazenda.

Para o vendedor do veículo, a mudança traz vantagens. Prevenirá cobranças indevidas de IPVA ou de multas de trânsito e o acréscimo de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), relativos a infrações cometidas pelo novo dono. Também permitirá confirmar, mediante consulta no site do Detran (ver serviço), a transferência do veículo.

Sem cobrança adicional

O cartório não poderá cobrar valores adicionais, relacionados ao reconhecimento de firma por autenticidade e de cópia autenticada do CRLV. E deverá informar para a Fazenda a formalização da venda na data de reconhecimento de firma do vendedor do veículo e também do comprador.

Se ambos reconhecerem firma simultaneamente, haverá uma única transmissão dos dados. O cartório terá também a opção de enviar as informações e as cópias digitalizadas do CRLV por lote, no prazo de até 72 horas (três dias corridos).

O cartório que não cumprir a nova obrigação estará sujeito a multa por parte do Fisco, cujos valores variam de dez a 150 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) por veículo.

Serviço

Site do Detran

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 07/06/2014. (PDF)

Do Centro Paula Souza para o mundo

Na semana passada, 140 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, selecionados para o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, iniciaram temporada de estudo de línguas estrangeiras no exterior durante um mês. As turmas viajaram acompanhadas por dez professores e funcionários do Centro Paula Souza, que são monitores e também frequentam o curso.

Em 2014, o programa de intercâmbio recebeu investimento de R$ 15,5 milhões e, além do idioma inglês, incluiu o espanhol, com cem vagas extras. Nas três primeiras edições da iniciativa, criada em 2010, foram repassadas bolsas de estudo para 1.510 alunos de Etecs e Fatecs, 200 professores de inglês e cem docentes de áreas técnicas. Atualmente, a cada ano, a ação atende 500 estudantes e cem professores.

A proposta é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho dos ex-alunos, utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso aposta no ensino e beneficia o aperfeiçoamento profissional. O dia a dia dos estudantes intercambistas pode ser acompanhado no Tumblr do Centro Paula Souza (ver serviço).

Opções de países

No primeiro semestre, os destinos foram a Nova Zelândia (Auckland), EUA (San Diego, Washington e São Francisco), Inglaterra (Londres), Argentina (Córdoba) e Chile (Santiago). Os escolhidos são alunos de Etecs e Fatecs mais bem avaliados em dois quesitos (nota e frequência escolar) que concluíram seus cursos no final de 2013.

Os participantes têm pagas suas despesas com o curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte e seguro-saúde. Arcam apenas com os gastos de passaporte e visto. A empresa responsável pela viagem é a Terramar, vencedora da licitação.

Oportunidade

Para a maioria dos alunos, o intercâmbio permite aprender outra língua e visitar um país. Fabiano Hilario, formado em agenciamento de viagens pela Etec Aristóteles Ferreira, de Santos, disse que essa viagem é um sonho que será realizado: “Quero aproveitar ao máximo a estadia para conhecer outra cultura”.

No caso de Gustavo Fonseca, professor de Biologia e Ciências Ambientais da Etec Rodrigues Abreu, de Bauru, o programa vai contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional, considerando que a língua estrangeira é um dos requisitos para o mestrado que está cursando: “Além de desenvolver atividades com os alunos, vou ter a possibilidade de obter conhecimento em inglês”.

Inscrição aberta até dia 27

O intercâmbio segue com vagas abertas para alunos de Etecs e Fatecs interessados em viajar no segundo semestre. Para participar, o pré-requisito é concluir o curso em que está matriculado neste semestre e se inscrever on-line (ver serviço). O prazo termina às 17 horas do dia 27 de junho.

Serão oferecidas 270 bolsas de estudo para língua inglesa, distribuídas entre EUA, Inglaterra e Nova Zelândia, e mais 40 para a língua espanhola na Argentina e no Chile, totalizando 310. O critério de seleção é o desempenho acadêmico no primeiro semestre em sua unidade.

Serviço

Intercâmbio
Tumblr do Centro Paula Souza

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 07/06/2014. (PDF)