Qualificação amplia perspectivas de trabalho para educadores

Quase três centenas de professores da rede pública de ensino tiveram conhecimento de novas ferramentas de ensino que visam a aperfeiçoar o trabalho em sala de aula. No final de fevereiro, foi realizado o Encontro tecendo leituras 2005 e a capacitação Encontro de ensino de matemática, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (Cenp) em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (Caem) da USP.

O primeiro teve a participação da professora Sonia Silva, coordenadora da Cenp, a qual enfatizou a importância do envolvimento de educadores e equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino da Secretaria Estadual da Educação (SEE) para que os alunos (entre 5ª e 8ª séries) melhorem sua capacidade de leitura e escrita.

A professora Maria José Nóbrega ministrou palestra sobre o tema da concepção de leitura por meio das orientações didáticas das videoconferências. A docente e contadora de histórias, Tecka Mattoso, apresentou contos do livro O violino cigano, de Regina Machado. Mostrou aos demais colegas ser possível, com o uso de recursos simples, desenvolver uma interpretação. A educadora Alfredina Nery defendeu a relevância dos contos populares como gênero literário que valoriza a cultura local e sua relação com outras culturas e etnias na troca de valores culturais.

Já o Encontro de ensino de matemática foi dirigido exclusivamente para assistentes técnico-pedagógicos de 89 Diretorias de Ensino do Estado. Houve conferências dos professores Ruy Pietropaolo (Alfabetização matemática), Célia Carolino (Histórico da educação matemática e propostas curriculares) e Luís Fábio Pucci (Painel projetos Cenp 2005 para matemática e física, e oficinas – geometria, jogos e estatística).

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 10/03/2005. (PDF)