Claus Peter Flor vai comandar espetáculos neste mês como convidado da Osesp
O maestro alemão Claus Peter Flor vai reger como convidado a Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp), em duas séries de apresentações na Sala São Paulo, na capital. O primeiro programa será realizado entre os dias 18 e 20 e o concerto inclui a Missa nº 5, de Schubert, e a Sinfonia nº 40, de Mozart. O destaque serão os solistas Marcos Thadeu (tenor), José Gallisa (barítono) e as irmãs Edna (soprano) e Ednéia d’Oliveira (contralto).
A segunda série de espetáculos será entre os dias 25 e 27. A programação inclui A Flauta Mágica, de Mozart, a Sexta Sinfonia de Tchaikovsky, também conhecida como Sinfonia Patética e, por fim, cinco lieds (canções) de Richard Strauss, gênero de canção romântica alemã surgida no século 18 em que a voz do artista é encenada e acompanhada pelo piano.
Convidado ilustre
O maestro Claus Peter Flor nasceu em Leipzig em 1953 e estudou regência com Rolf Reuter, Rafael Kubelik e Kurt Sanderling. Aos 31 anos, tornou-se diretor-geral de música da Orquestra Sinfônica de Berlim e, em 1988, debutou com a Filarmônica de Berlim. Foi o principal regente convidado da Philharmonia Orchestra de Londres e conselheiro artístico da Orquestra Tonhalle, em Zurique.
Em 2003, assumiu a posição de principal convidado da Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi de Milão. Renovou, recentemente, o contrato como principal maestro convidado da Sinfônica de Dallas. Ele se apresenta regularmente com orquestras como a do Concertgebouw de Amsterdã, de Paris, do La Scala de Milão, Estatal da Bavária, Yomiuri de Tóquio, sinfônicas de Viena, Bamberg e Londres; filarmônicas de Roterdam e Munique; e das rádios de Munique, Frankfurt, Hamburgo e Leipzig.
Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial
Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 10/08/2005. (PDF)