A Universidade de São Paulo (USP) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) firmaram um protocolo de intenções que visa à realização de ações de interesse mútuo e ao compartilhamento de informações entre as instituições.
A agenda preliminar de cooperação entre as duas partes contempla oito projetos (ver lista ao lado). Envolve todas as unidades da universidade, em especial a Escola Politécnica (Poli), a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA). Elas oferecerão suas competências ao longo do desenvolvimento da colaboração.
O diretor da Agência USP de Inovação, Oswaldo Massambani, explica que a iniciativa procura estimular o empreendedorismo no Estado e favorecer projetos acadêmicos voltados às micro, pequenas e médias empresas. E ampliar a realização de estágios entre os alunos de graduação e pós nos diferentes setores industriais paulistas.
Na avaliação do segundo vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto, a comunidade acadêmica irá aprender mais sobre a realidade empresarial, em temas como oportunidades de novos negócios identificadas e necessidades tecnológicas não atendidas. E o setor industrial saberá mais sobre competências e inovação na universidade com possíveis aplicações no mercado.
As oito propostas de cooperação técnica
1) Identificar prioridades, promover encontros e visitas técnicas setoriais para apoio às micro, pequenas e médias empresas;
2) Criar programa para viabilizar o acesso a estágios de estudantes da USP em empresas dos diferentes setores industriais;
3) Promover o desenvolvimento de trabalhos de graduação e programas de educação continuada, com enfoque em solução de problemas de micro, pequena e média empresa visando atender às demandas do segmento;
4) Promover o desenvolvimento de projetos conjuntos para a promoção do empreendedorismo universitário;
5) Aprimorar o processo de mensuração do nível de utilização da capacidade instalada;
6) Curso de capacitação empresarial em instrumentos de apoio à inovação tecnológica;
7) Programa de Extensão Tecnológica e Inovação;
8) Ciclo de conferências, palestras e debates sobre informações corporativas.
Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial
Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 02/11/2007. (PDF)