CPTM/Senai oferece 60 vagas em concurso de aprendiz industrial

Interessados em participar do concurso público de aprendizagem industrial, promovido pelo Senai (Lapa), têm até o dia 19 para se inscrever e concorrer às 60 vagas disponíveis, 15 em cada curso: eletricista de manutenção de sistema de transporte sobre trilhos, mecânico de manutenção de transporte sobre trilhos, técnico em sistemas eletroeletrônicos de transporte sobre trilhos e técnico em sistemas mecânicos de transporte sobre trilhos.

Para competir nos cursos de eletricista e mecânico de manutenção, com duração de 16 meses, o jovem deve ter nascido entre 16 de janeiro de 1983 e 15 de julho de 1989 e ter concluído o ensino fundamental. Os dois cursos técnicos, ministrados em 20 meses, podem ser disputados por candidatos nascidos entre 16 de maio de 1983 e 15 de novembro de 1989. Os interessados devem comprovar ensino médio completo ou em curso (2º ou 3º ano). Em nenhum dos treinamentos a idade máxima exigida se aplica a portadores de deficiências.

Processo seletivo

Nesse processo seletivo, pela primeira vez, podem participar jovens que ainda estão cursando o ensino médio. Para o diretor da unidade da CPTM/Senai, Ivan Moreno, a novidade visa a ampliar o número de candidatos. “Recebemos, em média, 700 inscritos nesses concursos. Com a mudança na faixa etária, a expectativa é alcançar mil inscritos”, prevê.

O processo seletivo terá três etapas eliminatórias. O exame de conhecimentos teóricos será no dia 7 de agosto, com 40 testes de múltipla escolha: 20 de português e 20 de matemática. As fases seguintes são avaliação médica e de perfil profissional. O ingresso dos aprovados será no dia 15 de setembro. Durante a fase escolar, todos deverão estar disponíveis entre 7 e 16 horas. No período de estágio, entre 8 e 17 horas, de segunda a sexta-feira. Cada aluno receberá, no primeiro ano, um salário mínimo; a partir do segundo, 1,5 salário mínimo.

Serviço

A inscrição é feita pela internet, no site da Conesul, até a meia-noite do dia 19, e custa R$ 10,50. O edital completo está disponível no site da CPTM.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 16/07/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email