CPTM inicia informatização de mais de 80 estações ferroviárias

Além de permitir eficiente controle de custos, a nova tecnologia facilita a comunicação entre as estações da CPTM, resultando em serviços mais adequados para os usuários

Desde o começo do mês, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou o processo de informatização de suas 83 estações, instaladas em 22 cidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os primeiros terminais de tecnologia Thin Client estão sendo implantados nas linhas C (Osasco – Jurubatuba) e, depois, será na linha B (Julio Prestes – Itapevi). Com as estações de embarque e desembarque interligadas a comunicação será mais eficiente entre as diversas áreas operacionais da companhia.

Na primeira etapa, chefes e encarregados de estação das Linhas B e C terão acesso à rede interna da empresa (intranet) e também a contas de correio eletrônico. O gerente de Tecnologia da Informação, Osvaldo Pazianotto, informou que está sendo preparada infraestrutura para a implantação de terminais em 20 bases de manutenção, localizadas em pontos distantes da rede férrea da empresa, que tem 270 quilômetros de extensão.

A tecnologia Thin Client é uma tendência no universo empresarial. Recebe esse nome (que pode ser traduzido por “cliente magro”) por causa das dimensões reduzidas do aparelho – a CPU tem tamanho semelhante ao de um aparelho DVD – e baixo consumo de energia, comparando-se a um microcomputador convencional.

Moderna tecnologia

Os terminais Thin Client possibilitam melhor controle dos custos e não sofrem ataques de vírus por não serem dotados de partes móveis e de manutenção. “Todo o custo de gerenciamento da rede será aperfeiçoado. Os equipamentos são de alta durabilidade e têm garantia de cinco anos”, informa Pazianotto.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 08/07/2005. (PDF)