Butantan é opção cultural e educativa para as férias de julho

Com 720 mil metros quadrados e uma das maiores coleções de serpentes do mundo (mais de 50 mil exemplares), o Instituto Butantan é uma boa atração para as férias – e só não abre às segundas-feiras

O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria da Saúde, é uma das atrações turísticas mais visitadas da capital e ótima opção de passeio para as férias escolares. Fundado em 23 de fevereiro de 1901, o centro de pesquisa biomédica abriga quatro museus (Biológico, Histórico, Microbiológico e o de Rua), uma das maiores coleções de serpentes do mundo (54 mil exemplares) e 720 mil metros quadrados de área verde. O Museu Biológico, recentemente reformado, recebe cerca de 200 mil visitas por ano. O público tem a oportunidade de aprender com os monitores sobre serpentes (surucucu, jiboia, cascavel, píton indiana e naja egípcia) e também sobre iguanas gigantes, lagartos, aranhas, escorpiões e sapos.

“Na reforma, foram trocadas as estruturas de madeira do forro e as calhas que, danificadas, provocavam infiltração. O prédio, construído em 1920, é tombado e considerado um dos principais pontos de interesse”, afirma Otávio Mercadante, diretor do instituto.

O sistema de bilheteria única é outra novidade. Com apenas um tíquete o visitante pode conhecer todas as instalações. A finalidade é integrar os diferentes espaços culturais e estimular a percepção do público sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos no instituto e suas aplicações no cotidiano.

Serviço

O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500. Abre para visitação de terça-feira a domingo, das 9 horas às 16h30. O ingresso é gratuito para menores de sete anos e idosos. Estudante com carteirinha paga R$ 2. Demais visitantes pagam R$ 5. Mais informações no site.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 08/07/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email