Ações culturais da Secretaria da Educação já alcançaram 800 mil alunos e professores de todo o Estado
O Projeto Caminho das Artes, iniciativa da Secretaria da Educação, apresentou nesta semana, no Palácio dos Bandeirantes, a peça Visitando o Sr. Green para alunos e professores de escolas da rede pública. O programa, que visa à capacitação de educadores e formação de público, leva escolares para assistir, gratuitamente, espetáculos de teatro, música, dança, exposições e sessões de cinema.
As ações culturais da secretaria alcançaram 800 mil alunos e educadores em todo o Estado. Até o final de 2005, estima-se que 150 mil pessoas terão acesso aos eventos e às atividades oferecidas, que acrescentam ao currículo da escola pública perspectiva de uma educação de qualidade.
Nos últimos três anos, a Educação investiu nos projetos Cine Família, que exibe filmes em escolas estaduais nos fins de semana e Descubra a Orquestra, realizado pela Orquestra Sinfônica de São Paulo oferece formação continuada de professores em educação musical.
Visitando o Sr. Green
A peça foi escrita em 1996 pelo americano Jeff Baron. O texto aborda o relacionamento humano e a importância da compreensão entre as pessoas, por meio de dois personagens que se encontram por acaso.
O ator Paulo Autran interpreta o protagonista: um velho ranzinza e aposentado de 85 anos, cheio de manias, que vive sozinho. Certo dia é atropelado por Ross Gardiner (Dan Stulbach), um jovem executivo que é obrigado pela Justiça a prestar serviços comunitários e visitá-lo uma vez por semana. A direção é de Elias Andreatto e, desde a estréia, em maio de 2000, já foi visto por 140 mil pessoas. O trabalho rendeu os prêmios APCA e Shell, de melhor ator, para Paulo Autran.
Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial
Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 09/07/2005. (PDF)