Saiba como obter permissão internacional para dirigir

Quem vai viajar para o exterior e pretende dirigir veículos pode solicitar on-line, no site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O documento tem a mesma validade da Carteira Nacional de Habilitação e pode ser solicitado para quem vai estar em algum dos mais de cem países signatários da Convenção de Viena.

Disponível aos portadores de habilitação registrada no Estado de São Paulo, o requerimento da PID pode ser feito pelo próprio motorista, por um parente próximo ou procurador. O serviço custa R$ 233,75, mais R$ 11 de despesas postais. Para solicitar, é preciso ter CNH dentro do prazo de validade e em situação regular, ou seja, não pode estar suspensa, cassada ou em processo de mudança de categoria.

Exterior

Antes de pedir o documento, o condutor deve verificar no consulado do país de interesse as condições obrigatórias de uso da CNH e da PID, que costumam variar. O motorista com CNH registrada na capital pode solicitar a PID pessoalmente nas unidades do Detran.SP Aricanduva, Armênia, Interlagos e também na estação Marechal Deodoro do Metrô (ver abaixo).

No caso de habilitação expedida em outras cidades paulistas, o interessado deve dirigir-se à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) na cidade onde a CNH está registrada. Em ambas as situações, é possível consultar no site do Poupatempo qual posto mais próximo expede o documento (ver serviço).


Onde pedir a PID na capital

Postos Detran.SP

Postos Poupatempo

  • – Praça do Carmo, s/nº (Estação Sé do Metrô)
  • Cidade Ademar – Av. Cupecê, 5.497 – Jardim Prudência
  • Itaquera – Av. do Contorno, 60 – Vila Campanela
  • Lapa – Rua do Curtume s/nº, esquina com a Rua Guaicurus, altura do nº 906
  • Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176 (próximo ao Largo 13 de Maio e ao Terminal Santo Amaro)

Serviço

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP)
Poupatempo

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 29/12/2015. (PDF)