Ampliação, reforma e adequação de ambientes integram investimento permanente do Estado no ensino tecnológico superior paulista
Na semana passada, o Centro Paula Souza finalizou a reforma, ampliação e adequação de ambientes em duas faculdades de tecnologia do Estado (Fatecs) no interior. O primeiro conjunto de obras concluídas foi apresentado no dia 16, em Lins, na Fatec Professor Antônio Seabra, e o segundo, no dia 20, na Fatec Pindamonhangaba.
Em Lins, a obra teve início em outubro de 2012 e, além da construção de um edifício, foi feita a adequação de mais dois, visando à melhoria da infraestrutura da unidade. O novo prédio tem seis salas de aula, três salas administrativas e quatro sanitários com acessibilidade.
Os outros dois blocos da unidade abrigam quatro salas de aula, dez laboratórios, biblioteca e auditório com capacidade para 400 lugares, entre outros ambientes. As obras prosseguem na Fatec Lins com a reforma da quadra e a revisão das instalações elétricas, entre outros serviços.
Vale do Paraíba
Em Pindamonhangaba, cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, o novo bloco pedagógico da Fatec local oferece duas salas de aula, sete laboratórios (automação; informática; física; eletricidade e eletrônica; mecânica dos fluidos; processos; e usinagem), biblioteca e auditório para 120 pessoas, além de outros ambientes. Entre 2010 e 2014, a Faculdade de Tecnologia recebeu cerca de R$ 2 milhões em mobiliário e equipamentos.
O projeto inclui sistema de vigilância por câmeras, construção de cabine primária (usada no curso de processos metalúrgicos) e instalação de três postos de transformação – um para atender ao bloco de laboratórios de soldagem, outro para o novo bloco e o terceiro destinado às áreas administrativa e pedagógica.
Mais cursos e pesquisas
Funcionando desde o segundo semestre de 2008, a Fatec Lins tem 743 alunos nos cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados ou Redes de Computadores, Gestão da Produção Industrial, Jogos Digitais e Logística. A cidade também tem uma escola técnica, com 762 alunos matriculados no ensino médio e em 7 cursos técnicos.
A Fatec Pindamonhangaba foi criada em 2006 e registra 1.111 alunos matriculados. No último vestibular, para o segundo semestre de 2014, ofereceu 240 vagas, divididas em cinco cursos superiores de tecnologia: Gestão Empresarial (Educação a Distância – EaD, que é novidade nesse processo seletivo); Manutenção Industrial; Mecânica: Processos de Soldagem; Processos Metalúrgicos; e Projetos Mecânicos. A faculdade teve 208 inscritos disputando 40 vagas na modalidade ensino a distância.
Na cidade de Pindamonhangaba localiza- se ainda a Escola Técnica João Gomes de Araújo, que foi integrada ao Centro Paula Souza em 1994. Atualmente, tem 1.531 alunos matriculados, sendo 238 no ensino médio e 1.293 em 11 cursos técnicos. Por meio de parceria com a Secretaria Estadual da Educação, oferece ensino técnico em duas escolas estaduais do município – a E.E. Alzira Franco e a E.E. Professor Rubens Zamith –, somando 312 matriculados no período noturno.
O Centro Paula Souza
Autarquia paulista vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra faculdades de tecnologia e escolas técnicas estaduais. Também gerencia as classes descentralizadas – unidades presentes em cerca de 300 municípios paulistas com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec.
As escolas técnicas atendem mais de 221 mil estudantes no ensino médio, técnico integrado ao médio e no ensino técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços. Nas faculdades de tecnologia o número de alunos matriculados nos cursos de graduação ultrapassa 67 mil.
Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial
Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 26/06/2014. (PDF)