Desconhecida da maioria da população, instituição proporciona serviços diferenciados e gratuitos para mães da zona leste
A Casa de Maria, instituição especializada em partos da Secretaria da Saúde, acaba de completar dois anos. Localizada no Hospital Geral de Itaim Paulista, zona leste paulistana, oferece serviços diferenciados e gratuitos para gestantes, como quartos exclusivos, banheiras de hidromassagem e técnicas modernas de parto humanizado.
A atual infraestrutura suporta até 230 partos por mês, porém, têm sido realizados, em média, 100. “Apesar de dispor de atendimento e condições adequadas, o espaço ainda é subutilizado pelas gestantes em razão do desconhecimento de médicos e mulheres sobre a existência do local”, afirma Carlos Alberto Panegua Ferreira, diretor do hospital.
A Casa de Maria foi planejada para atender às gestantes durante a chegada do bebê. Tem quartos equipados com barras para exercícios de estimulação, além da presença constante de uma enfermeira obstetra, que acompanha a mãe até o rompimento da bolsa com a criança. A família tem acesso à gestante durante todo o trabalho de parto e pode, inclusive, recepcionar o recém-nascido na hora do nascimento.
Sala de conforto
Depois do parto, o bebê é colocado junto à mãe para incentivar a amamentação e recebe seu primeiro banho de imersão, que é dado por um familiar. Depois é levado para uma sala de conforto e a mulher, para um quarto coletivo.
Em média, parturientes e filhos ficam apenas 12 horas na Casa de Maria, podendo voltar para suas casas rapidamente. Antes da alta recebem orientação sobre amamentação, planejamento familiar, noções de higiene e cuidados com a criança. Em caso de emergência, ambos são conduzidos imediatamente ao hospital, onde têm acesso aos médicos e infraestrutura para atendimento.
Filosofia empregada
Para ter acesso à Casa de Maria, a gestante precisa ser encaminhada pelo hospital ou unidade básica de saúde onde faz o acompanhamento da gravidez. Após a 32ª semana de gestação, a família pode conhecer o local e se ambientar à Casa e à filosofia empregada. O atendimento é iniciado após a 37ª semana, depois que a parturiente faz a primeira avaliação médica e começa a ser acompanhada semanalmente pela equipe da Casa de Maria.
Rogério Mascia Silveira (texto e fotos)
Da Agência Imprensa Oficial
Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 18/03/2004. (PDF)