Imagens das belezas naturais e de eventos de apelo turístico garantiram viagens aos três primeiros colocados
Na semana passada, a Secretaria Estadual do Turismo entregou os prêmios dos três primeiros colocados do Clica SP, na sede da pasta, na capital. A proposta do concurso fotográfico foi estimular qualquer pessoa, profissional ou não, a fotografar belezas naturais, paisagens, eventos, pontos turísticos e quaisquer atrações dos 645 municípios paulistas. A iniciativa foi realizada em parceria com a agência de viagens CVC e as prefeituras de Cananeia e Socorro.
O designer gráfico Marcelo Guedes Cornachini, de Praia Grande, foi o vencedor. Ele fez uma composição no Deck do Pescador em Santos, com um grupo ao pôr do sol, no local. A imagem vitoriosa foi a que mais se alinhou ao tema Retratar as belezas e os atrativos dos municípios do Estado de São Paulo, sob qualquer ângulo ou visão. O trabalho lhe rendeu um tablet 3G, com 16 GB de memória e mais um minicruzeiro de três noites, em cabine dupla, no navio Imperatriz, no sistema All Inclusive.
O advogado Luiz Otávio de Almeida Lima e Silva, de Santos, conquistou o segundo prêmio destacando o turismo de aventura. Em Ilha Comprida, retratou o stand up paddle, antiga forma de praticar surfe. Na cena, uma mulher se posiciona sobre a prancha e se prepara para remar nas águas marinhas azuladas. A imagem deu direito a passar um fim de semana com acompanhante na Estância Hidromineral de Socorro, com hospedagem por duas noites e três atividades de turismo de aventura.
O vendedor aposentado Samuel Kassapian Júnior, da capital, privilegiou o turismo de viés religioso, no Vale do Paraíba. Do alto da Basílica de Aparecida, registrou uma chuva de papel picado, com a igreja repleta de fiéis. A foto valeu o terceiro lugar no concurso e lhe conferiu um fim de semana para duas pessoas em Cananeia, com hospedagem e passeios de escuna para observação de golfinhos.
Comissão julgadora
A Secretaria Estadual do Turismo recebeu mil imagens, no período do concurso, que foi de 23 de novembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012. A avaliação do material recebido foi feita pelo trio Miguel Netto (jornalista), Vanílson Fickert (turismólogo) e Orlando de Souza (publicitário) e teve apoio de todo o corpo funcional da pasta.
Os responsáveis pelo Clica SP avaliaram como positiva a interação feita com o público por meio do concurso. E pretendem promover em breve ações semelhantes e novos concursos temáticos. O conceito é que estas iniciativas incentivam a atividade econômica na alta e também na baixa temporada, além de serem uma vitrine permanente, com divulgação nos sites do governo e redes sociais.
Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial
Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 06/03/2012. (PDF)