Vendas é o mais novo curso livre do Centro Paula Souza

Estão disponíveis seis opções de formação, todas sem pré-requisito e processo seletivo para quem deseja aprender ou aprimorar seu negócio; o interessado pode estudar on-line de acordo com seu ritmo e tempo

No início do mês, o Centro Paula Souza (CPS) lançou seu mais novo curso livre gratuito: Vendas. Sem pré-requisito, com duração de 30 horas divididas em cinco aulas, a formação é oferecida na modalidade educação a distância. Direcionado à capacitação de vendedores, o conteúdo interativo aborda pesquisa de mercado, marketing, fidelidade de clientes, fornecedores, concorrência, canais de vendas, fatia de mercado e temas correlatos.

O professor e coordenador pedagógico do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), vinculado à Unidade de Ensino Médio e Técnico do CPS, Welington Sachetti, explica que nos cursos livres o aluno pode se inscrever e estudar a qualquer momento, sem a necessidade de participar de processo seletivo.

O primeiro deles, Mercado de Trabalho, foi lançado em junho de 2015 e a lista atual do CPS, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, é formada por Autocad, Canvas, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mercado de Trabalho e, agora, Vendas.

Flexível

“A maioria dessas formações oferece certificado e elas propõem atividades dinâmicas, com leituras, reflexões, vídeos, jogos, avaliações e exercícios”, explica o professor Sachetti, da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, e mestre em gestão e avaliação de educação pública. “Para fazer as tarefas, basta ter um navegador conectado na internet e acessar a plataforma de cursos on-line do CPS”, ensina (ver serviço).

Os temas das capacitações surgem a partir das demandas do mercado de trabalho. “São uma grande oportunidade para quem quer adquirir novos conhecimentos, pois possibilitam ao aluno estudar de acordo com sua disponibilidade de tempo e sem se preocupar com frequência escolar”, ressalta o professor.

Do total de 58 mil alunos matriculados nos cursos, 15% responderam ao questionário opcional antes de pegar o certificado. Desses, 97% disseram estar satisfeitos com a formação; 95% pretendem indicá-los para outras pessoas; e 71% acreditam que essas capacitações tenham contribuído para a sua formação profissional.

Evolução

Da sigla em inglês Massive Open On-line Course (MOOC), os chamados cursos on-line abertos e massivos permitem ao aluno estudar por conta própria e o estimulam a encontrar respostas para eventuais dúvidas que possam surgir ao longo do processo de aprendizagem.

Neles, toda aula é acompanhada de vídeo explicativo. A própria plataforma de ensino corrige os exercícios, obrigatórios para a progressão para as etapas seguintes do curso de quem quer o certificado. “O aluno é induzido a descobrir por que está acertando ou errando. O segredo para evoluir é dedicar atenção especial na leitura e na interpretação dos conceitos ”, explica Sachetti.

Crescimento

Moradora na Chácara Belenzinho, bairro da zona leste da capital, Cristina Lopes, de 40 anos, é sócia do marido em uma pequena empresa de organização de eventos de formatura, sediada na própria residência do casal.

Disposta a aumentar o volume de clientes, fez o curso livre de Canvas do CPS e, a partir dele, conseguiu redirecionar o foco da gestão e aprendeu a elaborar plano de negócios. Após a capacitação, revela ter triplicado o número de contratos. Bastante satisfeita, pretende expandir as atividades da empresa em novo escritório.

Serviço

Inscrições e mais informações em http://goo.gl/2ubrRy

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 25/07/2017. (PDF)