Programa da USP São Carlos vai levar projetos de alunos ao espaço

Missão Garatéa-E é aberta a escolas de todo o País dos níveis fundamental, médio e técnico; aceita experimentos em diversas áreas e a inscrição online termina dia 28

O Grupo Zenith, iniciativa multidisciplinar de pesquisas aeroespaciais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), recebe até o dia 28 inscrições de projetos científicos de alunos do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o País para participar da pré-seleção da Missão Garatéa-E. Podem concorrer equipes formadas por 3 a 15 estudantes, com proposta de experimento abordando diversas áreas do conhecimento, como física, química, biologia, bioquímica e astrobiologia, entre outros temas (ver Serviço).

De acordo com o professor Daniel Varela Magalhães, docente do Departamento de Engenharia Mecânica e também coordenador do grupo Zenith, os experimentos aprovados têm previsão de lançamento para agosto – e subirão até a estratosfera por meio de um balão especial, inflado com gás hélio, a uma altitude entre 30 e 35 quilômetros acima do nível do mar. “A proposta da Missão é aguçar a curiosidade dos alunos e despertar neles o gosto pela ciência, estimulando-os a desenvolver projetos criativos coletivamente”, observou.

Sem limites

“Não há restrições de assuntos, a escolha é livre. É possível projetar aplicações eletrônicas, eletromecânicas, biológicas e químicas. As únicas limitações dizem respeito à originalidade da autoria do projeto e ao volume e à massa dos experimentos, de modo a não ultrapassarem as dimensões da sonda a ser lançada rumo ao espaço”, destaca Magalhães.

Segundo ele, há inúmeras possibilidades de descobertas e de inovações passíveis de serem contempladas. A lista delas inclui, por exemplo, fotografar astros e corpos celestes, medir a umidade da estratosfera, detectar diferentes tipos de radiação ou, ainda, estudar como são as condições de vida nesses ambientes extremos, parecidas com a do planeta Marte, entre outras opções.

Inscrição

A inscrição deve ser feita online, no site da Garatéa-E, pelo responsável pela equipe. Esse orientador precisa ter idade mínima de 21 anos e, de preferência, ser professor. O link da página da Missão na internet (ver Serviço) traz também o edital e o cronograma completo do processo seletivo. Os projetos serão avaliados em primeiro lugar pela originalidade e criatividade.

Serão considerados também os objetivos e impactos posteriores ao lançamento da aplicação em órbita, assim como a metodologia científica empregada e a formulação teórica, associadas à organização, clareza e objetividade do relatório apresentado, cujo prazo de envio terminará no dia 20 de abril.

De modo global, serão observados também o trabalho coletivo de cada equipe e os recursos sociais e humanos abarcados no projeto, assim como os impactos do experimento na escola e nos participantes. A partir do dia 11 de maio os responsáveis pelos projetos classificados para a etapa seguinte serão contatados pela comissão avaliadora do Grupo Zenith.

Apoio

Formado em 2013 por docentes e alunos da EESC-USP, o grupo Zenith tem por missão desenvolver e difundir tecnologias aplicadas ao setor aeroespacial e estimular e ampliar a visibilidade dessa área no Brasil. Integrante desde 2016, João Victor Prado, estudante do quinto semestre de Engenharia Aeronáutica, informa a disposição de toda a equipe acadêmica em oferecer suporte técnico e científico às equipes participantes da Garatéa-E para desenvolverem seus experimentos.

“Na maioria das vezes, tiramos dúvidas dos professores orientadores das equipes por videoconferência e também os atendemos nos canais de comunicação da Missão (ver Serviço)”, informa Prado, também coordenador de projetos educacionais do Grupo Zenith. Na sua avaliação, a Garatéa-E é uma grande oportunidade para os estudantes colocarem em prática diversos ensinamentos teóricos recebidos em sala de aula, além do fato de o concurso ser uma grande vitrine nacional para o setor aeroespacial, “uma fonte de tecnologia, conhecimentos e muitos recursos para o País”, conclui.

Serviço

Garatéa-E (inscrição e edital)
Grupo Zenith
Facebook
E-mail educacional@garatea.space

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 08/02/2018. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.