Desafio Inova Paula Souza está com inscrições abertas

Pode participar da disputa grupo de até cinco integrantes e, no mínimo, um aluno, ex-aluno, funcionário ou professor de Etecs ou Fatecs; inscrição on-line de projeto vai até o dia 15

Prosseguem as inscrições para o 5º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. Neste ano, a competição de projetos acadêmicos do Centro Paula Souza (CPS) foi dividida em 12 categorias e serão premiados os dois melhores de cada uma delas. Os vencedores terão direito a apresentar seus trabalhos em solenidade exclusiva na capital, em data ainda a ser confirmada, e os campeões também estarão aptos a representar o CPS em outros eventos.

Pode concorrer no Desafio equipe formada por até cinco integrantes, devendo pelo menos um deles ser aluno, ex-aluno, professor ou funcionário de qualquer uma das 221 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ou das 68 Faculdades de Tecnologia Estaduais (Fatecs) administradas pelo CPS no território paulista. O regulamento da competição está disponível no site da Agência de Inovação Inova Paula Souza, bem como a inscrição on-line, no mesmo endereço, até 15 de setembro (ver serviço).

Inovação

De acordo com o professor Rui Dezani, da Fatec São José do Rio Preto, e coordenador de empreendedorismo e startup da Agência de Inovação Inova Paula Souza, promotora do Desafio, nos últimos quatro anos o concurso produziu mais de 5,5 mil trabalhos e abrangeu cerca de 15 mil participantes.

“São projetos de novos negócios, soluções dirigidas para atender gargalos em processos de empresas estabelecidas ou, ainda, ideias para inovar no setor público. Em comum, todas tiveram sua viabilidade econômica, relevância e sustentabilidade avaliadas pelas comissões julgadoras”, explica Dezani, docente responsável pela disciplina de Gestão da Qualidade nos cursos de Agronegócio e Informática para Negócios da Fatec São José do Rio Preto.

Segundo ele, para auxiliar as Etecs e Fatecs no trabalho de coordenar, orientar e treinar seu pessoal para a edição 2017 do evento, a Agência dispõe de um grupo de 43 professores do CPS, chamados de agentes regionais de inovação. “Todas as escolas devem procurá-los”, orienta.

Criatividade

O Desafio, opina Dezani, estimula a criatividade, o empreendedorismo, fortalece o espírito de equipe e aproxima os estudantes do CPS da sociedade, ao possibilitar a todos uma perspectiva de resposta quanto a um problema real da sociedade. “São muitas as possibilidades de temas, inclusive o júri considera como quesito de avaliação a questão da proteção à propriedade intelectual incorporada nos trabalhos”, explica.

As categorias em disputa são: Agronegócio e Pecuária; Alimentos e Produção Alimentar; Economia, Gestão e Negócios; Educação; Gestão Pública e Sociedade; Informação, Tecnologias e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Produção e Processo Industrial; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Saúde, Ambiente e Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Regras, aprendizado

O Desafio exige do participante aprender a usar ferramentas como a plataforma de Modelo de Negócio Canvas. Essa metodologia possibilita o desenvolvimento de todo o modelo do projeto. “O uso é bastante simples, contudo, se for preciso aprofundar estudos, o CPS oferece curso livre e gratuito a distância, de 8 horas, inclusive com certificado de conclusão”, explica o professor (ver link em serviço). Outra obrigação prevista no regulamento é produzir e publicar no YouTube um vídeo sobre o trabalho com até 3 minutos de duração.

“Encontrar soluções na prática e sob medida é uma das estratégias para ser bem-sucedido no Desafio”, observa o docente. Porém, explica: “Elas deverão ser adequadas e satisfatórias”, pois a banca avaliadora será integrada por equipes multidisciplinares. Além de docentes do CPS, participarão empresários, consultores, especialistas em empreendedorismo, docentes da rede pública, de outras instituições de ensino e profissionais de outras áreas em atuação no mercado.

Serviço

Agência Inova Paula Souza (inscrição e regulamento)
Cursos livres e gratuitos do CPS

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 12/09/2017. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*