Hoje é o último dia para visitar o 27º Workshop Integrativo na capital

Dirigida a universitários, feira na Poli-USP oferece oportunidades de estágio e de programas de trainee, palestras e oficinas, além de reunir 79 estandes de empresas; entrada é franca, mas exige cadastro on-line

Termina hoje o 27º Workshop Integrativo – feira anual de recrutamento promovida pela Poli Júnior – empresa constituída e gerida por alunos da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). O evento ocorre das 9 às 19 horas em uma tenda montada no estacionamento da Poli, no câmpus da Cidade Universitária, e é destinado a estudantes do ensino superior em busca de estágio, programa de trainee ou vaga de emprego.

A entrada é franca, porém, para participar é requerida inscrição on-line no site do evento (ver serviço). Na tenda, o visitante tem acesso aos estandes de empresas e pode participar da programação de palestras e oficinas o dia inteiro.

De acordo com a representante da organização da feira, Flávia Rosa, essa é a maior edição do workshop em número de empresas participantes. “Nos últimos 26 anos, recebemos mais de 100 mil visitantes e, neste ano, o total de expositores aumentou de 73, no ano passado, para 79”, ressalta a universitária do 3º ano do curso de engenharia de minas da Poli.

Evolução

Segundo ela, estão agendadas caravanas de estudantes da USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Mackenzie, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras.

O perfil das empresas expositoras é diversificado, inclui grupos especializados em recrutamento profissional e também instituições do mercado financeiro, consultorias, startups, empreiteiras, fabricantes de software, cimento, fertilizantes, de máquinas pesadas, bebidas, produtos químicos e cosméticos, por exemplo.

“O desejo da maioria das empresas é estreitar laços com os universitários e reforçar seus quadros profissionais no presente ou no futuro. Nos estandes, costumam apresentar produtos, serviços e estrutura organizacional, além de informar sobre recrutamento e oportunidades específicas”, conta Flávia.

“Para organizar o workshop, a Poli Júnior mantém um banco de dados com diversas organizações cadastradas e também participantes de edições passadas. Eventuais interessadas em expor nos próximos anos devem entrar em contato pelo site”, informa.

Passado e presente

Matriculado no 4º ano de engenharia ambiental da Poli-USP, há um mês Álvaro Caetano foi contratado como estagiário pela Ambev. Na sua visão, a multinacional brasileira, fabricante de bebidas, possui propostas desafiadoras para a área ambiental, segmento escolhido por ele para sua carreira.

“Embora eu esteja na firma há pouco tempo, a experiência está sendo bastante enriquecedora”, comentou. No estande da empresa, Álvaro diz ter participado das três últimas edições do workshop como visitante e agora recepcionou, em nome da fabricante, a aluna de Direito da Unicamp, Heloísa Jacomin, e a estudante de Fisioterapia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Daniela Araújo.

“Não sabíamos que a Ambev tinha escritórios no País inteiro. Outra surpresa foi descobrir que oferecia oportunidades em áreas profissionais tão diferentes como as nossas”, comentaram as amigas. Ambas moradoras de Presidente Prudente, souberam do evento pelos namorados, estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), também presentes na feira. “A viagem de carro até a capital foi longa, mas está compensando demais, fizemos muitos contatos e há excelentes empresas expondo”, revelam.

Cadastro gratuito

A consultora de recursos humanos Jéssica Vitoriano é a responsável pelo estande da 99jobs, empresa de tecnologia (startup) dirigida às áreas de recrutamento e consultoria profissional. “Atendemos negócios de todos os tamanhos – desde a seleção até o encaminhamento do escolhido para a contratante. Com os universitários, fazemos um trabalho especial”, explica.

Segundo Jéssica, quando o aluno preenche gratuitamente seu perfil no site e envia currículo, o algoritmo da ferramenta on-line rapidamente cruza o perfil do candidato com as vagas disponíveis. “Como temos portfólio com mais de 70 grupos de grande porte cadastrados, sempre há esperança”, acredita. No Workshop Integrativo, o espaço da 99jobs é vinculado ao de seus quatro clientes: Porto Seguro, Grupo Suzano Papel e Celulose, Microsoft e Raízen.

A universitária do 4º ano de relações internacionais da Unesp de Franca, Giovanna Mendes, tão logo obteve informações no estande da Porto Seguro, foi saber com Jéssica sobre como se cadastrar para participar do programa de trainee e concorrer em outras carreiras: “Quero atuar em alguma área com impacto social, como entidade do terceiro setor (ONG) ou instituição de empreendedorismo social. A orientação da 99jobs foi excelente, não conhecia”, enfatiza.

Serviço

27º Workshop Integrativo (inscrição e programação)
Telefone (11) 3091-5797
E-mail wi@polijunior.com.br

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 10/08/2017. (PDF)

Posts relacionados

  • 65
    Esta é a segunda edição no continente do ranking anual realizado por revista britânica especializada em avaliar instituições de ensino superior; USP ficou em 2º lugar A revista britânica Times Higher Education (THE), uma das mais respeitadas publicações dedicadas ao ensino superior no mundo, elegeu a Universidade Estadual de Campinas…
    Tags: de, a, do, universidade, estadual, paulista, unesp, unicamp, usp, paulo
  • 53
    A Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, campus de Araraquara, realizará entre os dias 27 e 29 a 7ª Feira das Profissões. O evento é promovido pelo Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência Dante Moreira Leite (Cenpe) e visa a mostrar ao estudante do segundo grau possibilidades…
    Tags: da, de, universidade, estadual, unesp, unicamp, paulista, campinas
  • 50
    Estudo desenvolvido na área em que o computador incorpora e usa conhecimentos previamente adquiridos está entre os projetos agraciados pela programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina A dupla de pesquisadores Anna Reali e Ruben Glatt, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), está entre…
    Tags: de, a, da, universidade, usp, unicamp, campinas, estadual, paulo, do
  • 49
    A Universidade Estadual Paulista (Unesp) assinou escritura de compra de um imóvel que receberá a reitoria da instituição a partir do início de 2006. O edifício pertencia ao Banco Itaú e fica na Rua Quirino de Andrade, 205, no centro da capital. A mudança, segundo o reitor da Unesp, Marcos…
    Tags: de, da, unesp, paulista, estadual, universidade
  • 49
    Interessado deve ficar atento à publicação do edital no Diário Oficial do Estado, que informará os requisitos para a inscrição, datas e locais de provas; aprovados irão preencher vagas em vários campus da Unesp A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou a contratação de 119 professores substitutos e 38 docentes bolsistas (alunos…
    Tags: de, da, unesp, paulista, estadual, universidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*