Inscrições abertas na Escola de Inovadores da Fatec de São José dos Campos

Curso de extensão presencial e gratuito oferece 30 vagas para capacitação de novos empreendedores e donos de negócio; inscrições on-line vão até o dia 31

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos – Prof. Jessen Vidal abre inscrições para a quarta turma do curso de extensão em empreendedorismo. Rebatizada de Escola de Inovadores, a capacitação presencial gratuita ensina como materializar ideias inovadoras em novos negócios. O curso é uma iniciativa da Agência Inova Paula Souza em parceria com a Fatec São José dos Campos.

Com 30 vagas disponíveis, a capacitação tem 80 horas. As aulas iniciam-se no dia 10 de agosto e serão ministradas ao longo do semestre, às quintas-feiras, das 19 às 23 horas, na Fatec São José dos Campos. O conteúdo programático inclui palestras e oficinas ministradas por professores da Fatec, empresários e especialistas em inovação.

Aborda, entre outros temas, estruturação do negócio, desenvolvimento de produto ou serviço, prototipagem (possibilita que as empresas transformem rápida e eficientemente ideias inovadoras em produtos finais), metodologia para conter desperdícios (lean startup) e gestão de novos empreendimentos.

Consultoria

Ao longo da formação, cada aluno construirá seu plano de negócios e será avaliado no final por uma banca examinadora. De acordo com Valter João de Sousa, diretor da Fatec São José dos Campos e integrante do corpo docente em todas as edições do curso, a capacitação também atende àqueles que tem o seu negócio aberto e pretendem aprimorá-lo.

“É notório o crescimento dos alunos no final da formação. O curso da Escola de Inovadores não é ‘engessado’, permite ao aluno debater sobre questões de seu negócio com empresários, professores e profissionais com atuação e experiência no mercado. Além dessa consultoria gratuita e das muitas informações transmitidas, há também a ampliação da rede de contato (networking) deles”, destaca Sousa.

Avaliação

O interessado em fazer o curso deve preencher formulário on-line até o dia 31 (ver serviço). Pode participar da seleção qualquer pessoa disposta a lançar projeto inovador no mercado. No momento da inscrição será preciso descrever o que há de inédito em seu produto ou serviço, quem são os clientes potenciais (público-alvo), como é o mercado que se pretende atingir com o produto e qual a possibilidade de lucrar com o empreendimento.

A banca examinadora dos projetos é formada por empresários e representantes de entidades civis e do Centro Paula Souza, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e responsável pelas Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) paulistas.

Os critérios adotados pela comissão avaliadora incluem a viabilidade técnica, a inovação contida no produto ou serviço a ser ofertado e os potenciais mercadológicos, de geração de valor e de empreendedorismo de cada um.

A divulgação da lista de aprovados será no dia 9 de agosto nos sites da Fatec São José dos Campos e da Escola de Inovadores (ver serviço). Depois do término do curso, cada concluinte receberá certificado de participação e os melhores projetos poderão integrar a incubadora do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Transformação

Com as estratégias de marketing e de administração desenvolvidas e aprimoradas no curso, Felipe Maia, de 41 anos, transformou seu pequeno serviço de entrega de lanches, na zona leste de São José dos Campos, em uma hamburgueria artesanal com mais de 20 opções de sanduíches e entrega de pedidos feitos pela internet. Sua produção aumentou mais de 400%.

“Deixamos de brincar de fazer lanches e passamos a ser um negócio planejado, focado e calculado. Amadureci muito como empreendedor e principalmente como ser humano”, afirma. Com o faturamento atual, ele planeja montar uma sede própria para a hamburgueria no ano que vem.

Serviço

Inscrição
Fatec São José dos Campos
Escola de Inovadores – Agência Inova Paula Souza

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 19/07/2017. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.