Detran.SP informa: é possível trocar multa por advertência

Motorista com multa de trânsito leve ou média no prontuário pode pedir a substituição por advertência, mediante requerimento por escrito. “Essa situação somente vale se a autuação for feita pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), e quando não há reincidência da mesma infração nos últimos 12 meses”, informa Maxwell Vieira, diretor-presidente do órgão.

Essa troca, salienta Vieira, prevista no art. 267 da Lei nº 9.503/1997 (do Código de Trânsito Brasileiro – CTB), foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e está em vigor em todo o território nacional desde 1º de janeiro de 2014. Para ter acesso a esse benefício, o condutor autuado deve acionar o Detran.SP pessoalmente, pelo correio ou on-line, no site da instituição (ver serviço).

Andamento

Depois de cadastrado no site, o interessado precisa copiar e imprimir um formulário, que, depois de preenchido, assinado e digitalizado, deverá ser anexado ao requerimento com outros documentos. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas no site do Detran, onde também constam os endereços e outras instruções. O prazo para recorrer é de 30 dias a partir da emissão da notificação de autuação e o andamento do julgamento pode ser acompanhado pelo site do Detran.SP.

“Pedir a mudança é um direito, porém o Detran.SP considera o histórico do condutor antes de aprovar”, observa Maxwell. Segundo ele, essa solicitação atende infrações como dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida ou trafegar sem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório, entre outras. “Para a sociedade ter um trânsito mais seguro é preciso ocorrer uma mudança no comportamento dos motoristas, no sentido de respeitar as leis vigentes em todas as situações”, observa.

Serviço

Detran.SP
Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 01/07/2017. (PDF)

Posts relacionados

  • 64
    Quem vai viajar para o exterior e pretende dirigir veículos pode solicitar on-line, no site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O documento tem a mesma validade da Carteira Nacional de Habilitação e pode ser solicitado para quem vai estar em…
    Tags: de, do, a, detran.sp, habilitação, nacional, cnh, carteira, trânsito
  • 60
    A população de Campinas e região já pode usar o novo posto do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) no município. O atendimento ao público começou ontem e a recém-inaugurada unidade fica na área de estacionamento aberto do Campinas Shopping, na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 –…
    Tags: de, nacional, habilitação, cnh, carteira, trânsito
  • 59
    O Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) oferece 300 vagas para interessados em atuar como examinadores de trânsito em diversos municípios paulistas. Além da capital, com 100 vagas, há outras abertas nas regiões do ABCD (50), Alto Tietê (50), Araraquara (50) e litoral (50). O processo seletivo tem o objetivo de…
    Tags: de, trânsito, nacional, habilitação, cnh, carteira
  • 57
    Lei determina: para tirar a primeira habilitação, candidato precisa fazer 25 horas/aula Desde ontem (19), está valendo em todo o território brasileiro a Resolução nº 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A nova lei, publicada no Diário Oficial da União de 6 de junho de 2014, determina que o…
    Tags: de, trânsito, nacional, habilitação, cnh, carteira
  • 55
    Reportagens assinadas desde 2002 para o Diário Oficial do Estado de São Paulo (Imprensa Oficial). 2017 20/07 - Estado assina contrato de concessão aeroportuária 20/07 - Unesp, USP e Unicamp divulgam calendário do Vestibular 2018 19/07 - Inscrições abertas na Escola de Inovadores da Fatec de São José dos Campos 12/07…
    Tags: de, da, do

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*