Classificado on-line é inovação de ex-alunos da Fatec Botucatu

Transformado em franquia, serviço destaca opções de lazer e cultura em cidades do interior e divulga anúncios de profissionais autônomos, estabelecimentos comerciais e vagas de emprego

Formados na primeira turma do curso de Logística, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Botucatu, os empresários Erika Morales e Rafael Somera se inspiraram no Google, gigante mundial de buscas na internet, para desenvolver novo modelo de serviços on-line.

Dirigida a profissionais autônomos e a pequenos negócios de atuação municipal e regional, a plataforma surgiu com a proposta de complementar a função da antiga publicação Páginas Amarelas. Em 2015, o sucesso dos classificados eletrônicos transformou o negócio em franquia nacional, que faturou, no ano passado, R$ 3 milhões.

Batizada de Solutudo, a rede tem hoje 34 unidades distribuídas no interior paulista e nos Estados de Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Sergipe. De acordo com Érika e Somera, o público-alvo são manicures, eletricistas, encanadores, cuidadores de idosos e jardineiros, e também comerciantes de bairro, como donos de padarias, salões de beleza, mercadinhos e bicicletarias, entre outros.

“Todo interessado pode se cadastrar gratuitamente, mas para aparecer entre os primeiros resultados listados é preciso pagar mensalidades em torno de R$ 150”, informam os sócios, assumindo usar estratégia parecida com a adotada pelo Google e outros mecanismos de busca internacionais da Web.

Jornal

Formada no final do primeiro semestre de 2005, a dupla vivenciou os primeiros dias letivos da Fatec Botucatu, instituição que oferece seis graduações tecnológicas (ver serviço). Orgulhoso de sua carreira acadêmica, Somera lembra ter sido o primeiro aluno a matricular-se na instituição, criada no segundo semestre de 2002.

Na época, havia apenas dois cursos noturnos, ambos com 40 vagas e seis semestres de duração: o de Logística, com Ênfase em Transportes, precursor da formação atual, e o de Informática, com Ênfase em Gestão de Negócios, predecessor do atual Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Comunicativos e populares entre os colegas, os hoje sócios criaram, no primeiro semestre do curso, um jornal bimestral interno, Anos Incríveis. O impresso, de quatro páginas em média, teve 16 edições, sendo sua maior tiragem 2 mil exemplares.

“A proposta, na época, era informar, entrosar colegas, docentes e funcionários e registrar as novidades, como, por exemplo, a chegada dos computadores na instituição de ensino. Quando ingressamos, tudo era ensinado na base da lousa e giz, inclusive a aula de informática”, recordam. A popularidade deles também os credenciou a fundar o atual Diretório Acadêmico da Fatec Botucatu – e ainda os ajudou a disputar e vencer a eleição da primeira chapa.

Oportunidade

Ao longo da graduação tecnológica, Érika e Somera trabalhavam durante o dia: ele, na área de marketing; e ela com vendas. Dois meses antes da formatura, a estudante ouviu as queixas de um empresário, hospedado na cidade, sobre não ter “nada” para fazer em Botucatu no fim de semana, em termos de lazer e turismo.

Inquieta com a situação, Érika, nascida em Botucatu, comentou com o amigo sobre a oportunidade de eles recriarem no final do curso a experiência do jornal, mas dessa vez em versão aprimorada, como uma revista colorida, destacando opções de passeio, hospedagem e alimentação.

Site

A finalidade seria divulgar, gratuitamente, esse tipo de serviço para os 13 mil atletas dos Jogos Abertos do Interior. Depois de duas semanas de trabalho, realizado nas madrugadas, a dupla conseguiu lançar a primeira versão da revista, chamada Solutudo, finalizada na véspera do início das competições esportivas. Desde então, contam, o serviço evoluiu em 2008 para um site e de lá para cá não parou mais de crescer.

Com a rede de contatos estabelecida na cidade com empresários, prefeitura e instituições religiosas e beneficentes, o projeto passou a ser uma central de serviços para os próprios botucatuenses. “O segredo foi montar equipes de vendedores e cobrir todos os bairros da cidade. Passamos a oferecer aos prestadores de serviço a possibilidade de, efetivamente, anunciarem em um mecanismo de busca da internet usado no município e região”, explicam.

Crescimento

Ambos então abandonaram os antigos empregos e passaram a dedicar-se integralmente ao projeto e acrescentaram novas funcionalidades ao site, como ofertas de emprego, eventos e anúncios variados. “O aprendizado na Fatec foi essencial para planejar, estruturar e desenvolver o negócio, hoje em expansão e homologado pela Associação Brasileira de Franquias (ABF)”, ressaltam.

Atualmente, a Solutudo oferece versões de seu sistema em aplicativos gratuitos para celulares com sistema operacional Android, iOS (iPhone e iPad) e Windows Phone. “A proposta agora é multiplicar o número de atendimento, incluindo outros municípios paulistas e de outros Estados”, ressaltam.

Sucesso

Coordenador de cursos desde a criação da Fatec Botucatu e atual diretor da instituição, o professor Roberto Antonio Colenci ministrou diversas disciplinas para a dupla de ex-alunos, os quais ainda mantêm contato constante. Entre as disciplinas, o professor destaca a de Liderança e Empreendedorismo, em cujas lições são transmitidos estudos de caso de sucesso, avaliadas experiências pessoais e, na conclusão do semestre, como trabalho final, os universitários precisam simular a estruturação de um negócio real.

“Cursar Logística possibilitou a eles planejar e desenvolver estratégias a longo prazo, conceitos fundamentais para a tomada de decisão. Além disso, o estímulo e a valorização do empreendedorismo integram todas as formações tecnológicas do Centro Paula Souza. Essa dupla é um dos casos de sucesso da Fatec Botucatu, entre muitos outros, felizmente”, diz Colenci.

Serviço

Fatec Botucatu
Telefone (14) 3814-3004
E-mail diretoria@fatecbt.edu.br

Solutudo

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 11/05/2017. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.