Fatec Garça inova com aplicativo para fidelizar doadores de sangue

Ferramenta gratuita para celular permite ao voluntário agendar coleta, tirar dúvidas e receber lembretes do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília, parceiro da criação

Um aplicativo para celular, desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Garça, em parceria com o Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), inovou na captação e fidelização de doadores para o banco de sangue. Gratuita e disponível na plataforma Android, a ferramenta permite agendamento eletrônico, convocação on-line do doador e comunicação por mensagens.

Desafio

Batizado de DoAção, o app é o projeto criado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Bianca Cardoso. Desenvolvido ao longo dos dois últimos semestres da formação superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, curso com duração total de três anos, o trabalho teve orientação do professor Nelson Miranda, também coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da Famema.

Apostando no potencial de Bianca, Miranda a desafiou a desenvolver o programa sem ter o auxílio de nenhum outro colega. Ela aceitou e conta que isso lhe possibilitou pôr em prática todas as etapas do desenvolvimento de um sistema, a saber, pela ordem: identificar as necessidades do cliente e os requisitos; escolher as ferramentas de informática (linguagem de programação, banco de dados e a comunicação com o usuário); documentação; desenvolvimento e testes; e instalação e treinamento de usuários.

O trabalho foi apresentado no fim do primeiro semestre e rendeu nota dez. O lançamento do aplicativo ocorreu em 14 de junho, em homenagem ao Dia Mundial da Doação de Sangue. Com mais de 200 downloads realizados na loja Google Play (ver serviço), o app criado na Fatec Garça segue agora em adaptação para a plataforma iOS.

“Hoje, você colabora. Amanhã, poderá precisar”, observa Bianca, de 28 anos. Doadora desde 2012, ela destaca o fato de o programa permitir fazer todas as operações pela tela do celular ou pelo computador. O sistema desenvolvido informa a legislação relacionada à doação, as condições de saúde exigidas para a coleta, além de permitir o agendamento de data e horário para ida ao banco de sangue nos próximos 30 dias.

Quando finaliza o agendamento, o doador recebe, na sequência, um e-mail de confirmação. A coleta no Hemocentro da Famema pode ser programada de segunda a sábado, entre 7 e 13 horas. Se necessário, é possível cancelar a doação com prazo mínimo de um dia de antecedência.

Fidelização

“Para estimular o voluntário a sempre retornar e evitar baixas nos estoques, o sistema avisa quando ele poderá fazer nova doação, considerando seu perfil – sexo, idade, peso, tipo sanguíneo, fator RH, etc.”, explica Bianca.

“Uma das próximas ações será incluir mais funcionalidades, como o envio de mensagem com cumprimento ao doador no dia de seu aniversário e campanhas de incentivo e de reconhecimento a esse gesto voluntário e com viés de cidadania”, ressalta.

Além de possuir acesso wi-fi, 3G e 4G, o DoAção dispõe de formato programado para cadastrar novos doadores na base de dados e permitir aos usuários antigos, ao se recadastrarem, que possam ter acesso às ferramentas atuais. Bianca comenta que o sistema foi desenvolvido exclusivamente para o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Famema. “No entanto, se algum outro banco de sangue se interessar pela tecnologia, poderá contatar a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da universidade de Marília”. (ver serviço)

Serviço

Fatec Garça
Aplicativo DoAção na loja Google Play
Hemocentro da Famema
E-mail – doador@famema.br
Telefone (14) 3402-1744

Reportagem televisiva sobre o aplicativo – https://goo.gl/LaoS0H

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 08/07/2016. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.