Manual do IPT ensina a coletar, armazenar e reusar a água

Para poupar água e chamar a atenção da população sobre a importância do uso racional da água, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançou manual para reutilizar as chamadas águas cinzas, provenientes de banhos e lavagem de roupas. Com 32 páginas, ilustrações e linguagem simples, a publicação digital está disponível para cópia gratuita em http://goo.gl/QIzuZm.

Responsável pela cartilha, o pesquisador Wolney Castilho Alves, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído, do instituto, explica que a publicação ensina como coletar, armazenar e reutilizar com segurança a água no ambiente doméstico, dispensando construções, reformas ou equipamentos especiais.

Para o reúso correto, a pessoa deve observar a presença de sabão, amaciante, corantes, resíduos de sujeira e gordura que prejudiquem o uso pretendido, pois podem causar manchas em pisos, paredes e pintura de veículos. Além disso, essa água não serve para beber, tomar banho, banhar animais domésticos, regar plantas comestíveis (exceto árvores frutíferas), nem ser reaproveitada para lavar roupas.

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 23/03/2016. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.