Roda SP é opção de passeios para turistas no litoral

Programa da Secretaria de Turismo possibilita ao turista pagar tarifa de R$ 10 e poder embarcar em um dos 16 ônibus e 12 vans para fazer 20 roteiros turísticos completos de um dia inteiro

O Roda SP, programa sazonal de viagens intermunicipais da Secretaria de Turismo do Estado, oferece lazer com atrações culturais, históricas e gastronômicas no litoral sul paulista. Pagando uma tarifa de R$ 10, turistas e moradores da região litorânea têm à disposição 16 ônibus. São dois double deckers (com dois andares), dois convencionais, dois adaptados, micro-ônibus e 12 vans (duas acessíveis), com atendimento exclusivo a cadeirantes.

A secretaria prevê transportar, até 28 de fevereiro, 15 mil passageiros, com partidas de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Peruíbe, Mongaguá, Santos e São Vicente. O Roda SP funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas, com saídas de ônibus inclusive nos fins de semana e feriados. A passagem dá direito a viajar o dia inteiro (ida e volta). Ela pode ser adquirida no site do programa ou nos nove postos de venda das cidades com roteiros ou, ainda, com o guia de turismo de cada ônibus (ver serviço).

Atrações

Neste ano, o Roda SP repete no litoral o formato city tour adotado pelo programa no interior paulista no ano passado. Nesse modelo, não há paradas para embarque e desembarque ao longo do itinerário – e há um guia de turismo em todos os ônibus. O profissional acompanha os turistas o tempo inteiro e, ao longo dos trajetos, informa sobre atrações culturais e históricas do destino, incluindo opções de alimentação, lazer e compras.

A descrição completa de roteiros, com horários e atrações, está disponível para consulta no site do Roda SP (ver serviço). Os passeios incluem visitas a praias, monumentos históricos e religiosos, museus, restaurantes, templos, parques ecológicos e programas singulares, como visita a um aquário, plataforma de pesca, zoológico e teleférico.

Orientações

O interessado em fazer os roteiros deve comprar o bilhete com antecedência, para não correr o risco de ficar sem – nos feriados e fins de semana, a procura costuma aumentar. No dia do embarque, a orientação é chegar com 30 minutos de antecedência. Os ônibus não têm lugares demarcados e a ocupação dos assentos é feita por ordem de chegada, sendo obrigatório o uso do cinto de segurança.

Criança de até 5 anos de idade viaja de graça no colo do responsável. É proibido fumar ou ingerir bebidas alcoólicas dentro das conduções. O Roda SP permite agendamento de grupos com no mínimo 20 integrantes. O pedido pode ser feito por telefone ou e-mail (ver serviço). No momento da reserva, o responsável pelo grupo deve informar data, rota desejada, total de pessoas e telefone para contato.

Os ingressos para as atrações, quando for o caso, são cobrados à parte e o passageiro pode escolher as atividades que sejam de seu interesse. O preço médio das refeições nos restaurantes e bares dos balneários visitados é informado na descrição dos roteiros.

Oportunidade

Alegria e entusiasmo. Com esse espírito, um grupo de turistas embarcou na manhã da terça-feira (3), no Orquidário de Santos, bairro José Menino, rumo às cidades de Itanhaém e Peruíbe. Acomodados no ônibus de dois andares com ar-condicionado, os passageiros, a maioria de Santos, ouviram com interesse as informações passadas por Cláudia Jorge, guia de turismo do Roda SP desde 2012.

Antes de chegarem a Itanhaém, os passageiros souberam que o nome da cidade tem origem na antiga língua tupi e significa ‘pedra que canta’, em alusão ao barulho causado pelas ondas ao bater nas pedras nas praias. Descobriram também que a cidade foi a segunda a ser fundada no Brasil, em 1532 – a primeira e também paulista, São Vicente, surgiu três meses antes, no mesmo ano. Por fim, quando avistaram a Praia dos Sonhos, uma das mais famosas da orla de 26 quilômetros, souberam que o trecho à beira-mar foi a principal locação da primeira versão da novela Mulheres de Areia.

Safári

Moradores de Santos, os amigos Renata Lima (professora), Alessandra Ceci (analista de sistemas) e Emerson David (fotógrafo) reuniram mais dois colegas para produzir imagens em Itanhaém e Peruíbe. Eles se conheceram em um curso de fotografia na cidade, com duração de três meses, e vislumbraram na Rota 14 do Roda SP a possibilidade de visitar os municípios vizinhos para pôr em prática algumas das lições aprendidas.

Renata se diz “freguesa antiga” do Roda SP. Desde 2013, ela faz roteiros para locais e atrações desconhecidas. “O Caminho do Mar, que vai de Cubatão a São Bernardo do Campo, foi o passeio mais interessante de todos”, revela. No banco ao lado, Alessandra fazia seu primeiro passeio e não via a hora de desembarcar e pôr sua câmera para funcionar. Émerson, fotógrafo de eventos, viu no Roda SP uma oportunidade única. “Não tenho carro, o preço da passagem é muito acessível e a presença da guia de turismo faz toda a diferença”, afirmou.

Casais

Os aposentados João Coito e Iolanda Silva viram na iniciativa da secretaria uma oportunidade para fazer um programa diferente. Os dois viajaram no ano passado e gostaram. “Inclusive, convidamos vários amigos para nos acompanhar”, contaram. No corredor ao lado, Regina Duarte, acompanhada do marido Antônio, revelou ter seguido a dica de sua manicure. E adorou. “Gente, uma iniciativa tão boa como esta precisa ser mais prestigiada. É sensacional. Nem precisamos ir até a rodoviária”, disse.


Postos de venda de passagens

  • Bertioga: Av. Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada
  • Cubatão: Estação das Artes – Av. Nove de Abril, s/nº
  • Guarujá: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 885 – Pitangueiras
  • Itanhaém: Praça Benedito Calixto, 19 – centro
  • Mongaguá: Av. São Paulo, 1.760 – centro
  • Peruíbe: Praia do Centro – Praça Melvim Jones – Av. Mario Covas
  • Praia Grande: Av. Castelo Branco, s/nº – Boqueirão (ao lado do Conviver)
  • Santos: Aquário – Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº – Ponta da Praia
  • São Vicente: Teleférico – Av. Ayrton Senna da Silva, 500 – Praia Itararé

Serviço

Roda SP (informações, roteiros e ingressos)
E-mail contato@rodasp.com
Telefone 0300 745 0000

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 11/02/2016. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.