Hospital de Transplantes ensina a prevenir doenças de inverno

Com a chegada do inverno, pacientes transplantados e seus familiares devem redobrar os cuidados com a saúde. O alerta é da especialista Paula Tuma, do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

A infectologista, que também é coordenadora do Centro de Controle de Infecção Hospitalar da instituição, explica que o uso de drogas para evitar a rejeição ao órgão do doador diminui as defesas do sistema imunológico da pessoa que realizou o procedimento. Como é medicação de uso contínuo (com a dosagem variando ao longo do tempo), as temperaturas mais baixas aumentam as possibilidades de doenças oportunistas, como gripes, resfriados e pneumonias.

De modo geral, a especialista recomenda procurar o médico e pedir informações sobre quais vacinas devem ser atualizadas, “pois as necessidades variam conforme cada caso”.

Dicas

  • Buscar orientação individual diretamente com o infectologista.
  • Sempre lavar as mãos com água e sabão.
  • Manter ambientes domésticos limpos, inclusive para os familiares da pessoa que fez o transplante.
  • Evitar espaços coletivos e fechados, com grandes aglomerações – metrô, ônibus, restaurantes e outros ambientes favoráveis ao contágio.
  • Alimentar-se de modo correto, adotando dieta rica em frutas, verduras e legumes.
  • Hidratar-se bem com água e sucos de frutas.
  • Ao sentir-se resfriado, procurar logo o médico, não esperando que o quadro piore, e evitar ambientes climatizados – com aquecedores ou ar-condicionado.

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 03/07/2015. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.