Biblioteca Ativa estimula gosto pela leitura e auxilia no aprendizado

Presente em 123 Escolas Técnicas paulistas, projeto duplica a média de empréstimos de livros e conquista alunos, professores e funcionários

Criado no início de 2014 e hoje estabelecido em 123 das 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) paulistas, o projeto Biblioteca Ativa celebra resultados positivos 18 meses após sua criação. Nas Etecs participantes, depois de um ano, a média de empréstimos de livros dobrou e a frequência de alunos, professores e funcionários nos espaços cresceu mais de 90%.

Responsável pelo projeto, a diretora de Serviços do Núcleo de Bibliotecas do Centro de Gestão Documental (CGD) do Centro Paula Souza, Letícia Albuquerque conta que o trabalho começou com a ampliação do horário de funcionamento das bibliotecas, de acordo com as possibilidades de cada Etec participante. Incluiu também capacitação de oito horas para 192 professores, ministrada em fevereiro de 2014.

Realizado na sede do Centro Paula Souza, o treinamento disseminou entre os docentes conceitos sobre como orientar pesquisas nos acervos, conhecer as obras disponíveis, receber doações de livros, entre outras iniciativas. Como resultado, despertou em muitos alunos o gosto pela leitura, artes e cultura em geral.

Cenário

O projeto sugere ao professor usar a biblioteca escolar como local preferencial para a realização de trabalhos, pesquisas e iniciativas culturais e interdisciplinares. Permite ao docente propor à direção da escola a realização de atividades pedagógicas e culturais utilizando o acervo. Quando aprovadas, contam como projeto de Horas de Atividade Específica (HAE), aumentando o rendimento mensal.

Letícia esclarece que o trabalho do docente não substitui o do bibliotecário. “Sublinha, porém, a importância do livro como fonte permanente de informação. O que faz das obras impressas um complemento fundamental às pesquisas feitas apenas na internet”, observa. Biblioteconomista formada, ela explica que professor de Etec interessado em participar do projeto pode e deve contatar a direção da sua unidade.

Apoio

Em Barueri, um dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a Etec local foi uma das escolas técnicas que mais se destacou, tendo o acervo de sua biblioteca triplicado. Com 600 alunos matriculados nos três períodos letivos, a escola mantém turmas de ensino médio regular (3 anos), o chamado técnico puro (1,5 ano) e o técnico integrado ao médio (2 anos). Oferece os cursos de Administração, Enfermagem, Informática, Logística, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

No segundo semestre de 2013, o livro de frequência da biblioteca registrou 873 visitas. Um ano depois, com a execução de projetos de 15 horas semanais de atividades propostos e realizados pelas professoras Elaine Garrido e Juliana Marques, o público formado por alunos, professores e funcionários chegou a 2.623 pessoas. Uma das explicações, de acordo com as educadoras, foi o apoio da diretora Lucilene Luciano e de todo corpo funcional da escola, como o do auxiliar administrativo, Adan dos Santos.

Diversas atividades dos principais eventos anuais da escola – a Feira das Nações, o Festival de Música e a Gincana – foram realizadas na biblioteca. Incluíram ensaios de peça teatral, aulas de instrumentos musicais, atividades de pesquisa e apresentações, entre outras atividades. “Depois da quadra de esportes, o espaço com ar-condicionado no terceiro piso dedicado aos livros tornou-se o local preferido dos alunos”, revela a diretora.

Resultados

Com a participação de alunos de todos os cursos, os 52 professores e os 22 funcionários da Etec, a Gincana foi realizada em quatro datas do primeiro semestre de 2014 e premiou a classe campeã com um churrasco de confraternização. Realizada em um fim de semana numa chácara, a festa foi bancada com uma parte do dinheiro arrecadado nas disputas. “Como estratégia, a doação de livros foi incluída como um dos critérios de pontuação”, conta Lucilene.

O resultado surpreendeu. Além das disputas acirradas (em esportes como futsal, vôlei, badminton, dama, pingue-pongue e corrida), 830 títulos foram incorporados ao acervo da biblioteca, saltando de 320 para 1.150 publicações. “Ainda não é possível saber se as notas dos alunos subiram, mas melhoraram, e muito, as questões disciplinares e, principalmente, as que integram vínculos e valores”, diz, orgulhosa, a diretora.

Espaço privilegiado

Aberta das 7 às 22 horas, a biblioteca foi ocupada definitivamente pelos alunos em todos os períodos. Nas horas vagas, as mesas e os quatro computadores disponíveis são utilizados para estudar. Acomodados em pufes, leem livros e gibis, jogam xadrez nos tabuleiros feitos de papel reciclado, ou apenas descansam.

“Na sexta-feira dá até para fazer barulho. Temos aula de música aqui”, revela o calouro de Administração, Jéferson Santos, de 15 anos, enquanto folheia um gibi do Cebolinha. Fã incondicional das historinhas criadas pelo cartunista Maurício de Sousa, o estudante diz que já leu todos da estante da seção dedicada à Turma da Mônica. “Adoro o lugar, os professores e os colegas”, declara.

No outro canto, Ester Mira e Marina Souza, ambas de 15 anos, leem gêneros diferentes. A primeira conta ser fã dos romances e filmes da série Se eu ficar, da jornalista e escritora norte-americana Gayle Forman. Marina prefere rever as lições recebidas na sala de aula. Dedica-se aos exercícios no aconchegante e privilegiado espaço.


Total de público nas bibliotecas das Etecs em 2014

Visitantes 1º semestre 2º semestre
Alunos 165.417 314.409
Professores 9.805 17.322
Funcionários 2.022 8.559
Público externo 278 2.436
Total geral 177.522 342.726

 Total de empréstimos em 2014

 Empréstimos 1º semestre 2º semestre
Livros 32.872 63.683
Revistas e periódicos 2.908 6.150
CDs 593 659
DVDs e fitas VHS 1.650 1.918
Materiais especiais 3.740 8.834
Outros 2.288 7.489
Total geral 44.051 88.733

(Fonte: CGD Centro Paula Souza)

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 11/06/2015. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.