Ainda dá tempo de se inscrever no vestibulinho das Etecs

Processo seletivo do segundo semestre oferece 57.207 mil vagas; inscrição on-line vai até o dia 12 e custa R$ 25

O prazo de inscrição no vestibulinho do segundo semestre das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) termina às 15 horas do dia 12, segunda-feira. O processo seletivo oferece 57.207 vagas para o ensino técnico de nível médio em cursos presenciais e semipresenciais.

Do total de vagas do ensino técnico, 47.344 são destinadas às 210 Etecs e às 59 classes descentralizadas – unidades escolares que funcionam com um ou mais cursos, administrados por uma Etec. Esse número inclui as 2.425 vagas oferecidas na modalidade semipresencial.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria Estadual da Educação e a Prefeitura da capital são oferecidas 8.508 vagas para cursos técnicos em 112 escolas estaduais de 73 municípios paulistas e 1.355 em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão no período noturno e ministradas por professores das Etecs.

A novidade deste vestibulinho são as 465 vagas para sete cursos de especialização técnica de nível médio. A lista inclui: automação predial; centro cirúrgico e instrumentação cirúrgica; enfermagem do trabalho; enfermagem no atendimento em urgência e emergência intra e extra-hospitalar; geoprocessamento; organização de eventos corporativos; e panificação e confeitaria.

Regras

O exame será aplicado no dia 8 de junho e, para concorrer, o interessado deve ter concluído o ensino médio. Quem finalizou ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, a declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos de EJA, boletim de aprovação do Encceja emitido pelo Ministério da Educação ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

No ato da inscrição, o candidato ao primeiro módulo do ensino técnico presencial pode colocar como segunda opção outro curso ou período, desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. Já para os que vão escolher um curso técnico semipresencial, a segunda opção, quando indicada, deve ser, necessariamente, para o mesmo curso na modalidade on-line (totalmente a distância).

Quem deseja fazer especialização de nível médio nas Etecs também precisa ter cursado integralmente o ensino técnico no mesmo eixo tecnológico do curso pretendido.

Na modalidade de certificação de competência, há vagas remanescentes de segundo módulo para dez cursos técnicos: administração; contabilidade; edificações; eletrônica; informática para internet; logística; mecânica; segurança do trabalho; serviços jurídicos; e transações imobiliárias.

O interessado deve ter concluído o ensino médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Como se inscrever

O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e pagar taxa de R$ 25, seja para o ingresso no primeiro módulo, seja para se inscrever em um dos cursos de especialização, seja para passar pelo processo de certificação de competência. A inscrição somente será efetivada após a quitação do boleto e confirmação da rede bancária.

Candidato com deficiência que necessite de condições especiais para fazer a prova deve fazer indicação na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico.

Serviço

Inscrição on-line no vestibulinho
Relação completa de cursos e de endereços das Etecs
Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades)

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 09/05/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.