80 mil vagas de inglês e espanhol

Faltando pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo FIFA 2014, o Via Rápida Emprego, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece 80 mil vagas em cursos gratuitos a distância das línguas inglesa e espanhola. A capacitação é dirigida para quem atua ou pretende ingressar nos setores ligados a turismo, comércio, serviços e eventos esportivos vinculados ao Mundial de Futebol 2014.

As aulas serão ministradas em ambiente virtual por instituições parceiras do programa – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Do total de vagas, 50 mil são para profissionais de bares e restaurantes, hospedagem, espaços turísticos e comércio que atuam nos 11 municípios escolhidos como Centros de Treinamento de Seleções da Copa ou considerados rotas paulistas de turismo. As 30 mil restantes são reservadas para servidores públicos e profissionais da área de transportes.

No Estado, os jogos do Mundial 2014 serão disputados na recém-construída Arena Corinthians, localizada em Itaquera, zona leste da capital. O jogo de abertura, do Brasil x Croácia, será às 17 horas de 12 de junho.

Na sequência, virão mais cinco partidas. Três delas, também da fase inicial do torneio de grupos, serão realizadas em junho: Uruguai x Inglaterra, dia 19, às 16 horas; Holanda x Chile, dia 23, às 13 horas; e Coreia do Sul x Bélgica, dia 26, às 17 horas. Em julho, a cidade de São Paulo também será palco de um jogo das oitavas de final, no dia 1º, às 13 horas, e de uma partida das duas semifinais, no dia 9, às 17 horas.

Capacitação

Cada curso tem duração de 80 horas e três módulos de nível básico, totalizando 60 horas e mais um tema específico, com total de 20 horas. As lições iniciais abordam conteúdos simples relacionados a temas do cotidiano; a etapa específica contempla situações com foco nas atividades profissionais.

Com conteúdo e metodologia educacional desenvolvidos por especialistas em educação a distância, os cursos são concebidos de modo autoinstrucional. O objetivo é possibilitar ao aluno estudar no seu ritmo por meio da interação com situações animadas; ouvir e praticar o idioma; aprender estruturas gramaticais; e exercitar esse aprendizado em situações contextualizadas com a sua realidade.

O estudante pode esclarecer dúvidas on-line e participar de conferências na internet para a prática do idioma com tutores e colegas de curso. Se não tiver acesso à internet, poderá usar os computadores disponíveis nos 771 postos do Acessa SP em 623 municípios do Estado ou, ainda, nas unidades do Poupatempo para fazer a inscrição e, posteriormente, as lições do curso.

Serviço

Inscrição on-line

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 09/05/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.