Revelação de talentos – 2ª seletiva estadual de ciclismo

Guarujá é sede da 2ª seletiva estadual de ciclismo de base; os mais bem classificados nas provas vão disputar a etapa nacional

Nesta semana, a Praia da Enseada, no Guarujá, foi palco das provas de ciclismo de base da 2ª seletiva regional dos Jogos Escolares do Estado (Jeesp). As disputas sobre duas rodas envolvem meninas e meninos, de 12 a 17 anos, de estabelecimentos de ensino públicos e privados.

As seletivas são promovidas pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ) com a organização da Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e das cidades paulistas que são sedes. Visam a revelar valores para o esporte nacional e incentivar a prática de exercícios físicos como fator de promoção de saúde, do estudo e do entretenimento. Em sua programação, elas incluem palestras sobre temas diversos, garantindo o apoio teórico aos participantes.

No litoral paulista, as provas foram disputadas em arena montada na Avenida Dom Pedro I, com cerca de 700 estudantes dos municípios de Santos e Guarujá. As competições são divididas em três categorias: Pré-Mirim – até 12 anos (nascidos a partir de 2002); Mirim – até 14 anos (nascidos a partir de 2000); e Infantil – até 17 anos (nascidos a partir de 1997).

Vitrine do esporte

A participação nas seletivas é gratuita. Em todas as competições são oferecidas bicicletas e capacetes para os participantes, que devem retirá-los na arena de largada. O aluno interessado em correr nas próximas etapas deve copiar o formulário no blog dos Jogos Escolares, modalidade Ciclismo e entregá-lo preenchido no dia da prova.

Os dez mais bem classificados nas seletivas em cada uma das categorias serão convidados a disputar os Jeesp 2014, que são as finais estaduais. Os vencedores representarão o Estado de São Paulo na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

As seletivas também funcionam como uma “vitrine” para o Programa Bolsa Talento Esportivo, da pasta de Esportes, e para a indicação de atletas para os Centros de Excelência do Estado, além de dar chance de participação em competições do Comitê Olímpico Brasileiro.

Próximas seletivas

O calendário 2014 da FPC teve a primeira etapa disputada em Ilha Solteira, no dia 26 de março. A terceira e a quarta seletivas estaduais serão realizadas em abril, nos dias 9, em Guaiçara; e 23, em Piedade. Em maio, as competições prosseguem no dia 14, em São Pedro; dia 21, em Campo Limpo Paulista; e a última prova será no dia 28, em Araraquara.

A Seletiva Estadual Mirim será realizada no dia 27 de julho, em Ribeirão Pires; a Infantil, em 12 de outubro, em São Carlos; e a Pré-Mirim só está sendo disputada em 2014 como preparação para os Jogos Escolares de 2015.


Duas rodas à beira-mar

Na Praia da Enseada, a chuva que caiu durante o evento não esfriou o ânimo dos ciclistas na busca por uma das vagas nas finais estaduais. O Guarujá brilhou na categoria Pré-Mirim, vencendo no masculino e feminino, enquanto Santos ganhou na Mirim e na Infantil.

Os campeões da categoria Pré-Mirim foram Gabrieli Queiroz Melo, da EM Ary da Silva Souza, e Vinicius B. da Silva, da EE Ignácio Miguel Stephane. Na Mirim, venceram Maria Marinho, da Escola Fernando de Azevedo, e Lucas Nunes, do Colégio Santa Cecília. Na Infantil, os primeiros colocados foram Thayná Araujo Lins, da EE Prof. Benedito Madureira, e João Gabriel Lisboa, do Colégio Coração de Jesus.

“Foram mais de 700 inscritos na seletiva do Guarujá, e as baterias muito disputadas. A região confirmou nossa expectativa e estará bem representada nas finais”, destaca Gilson Alvaristo, vice-presidente da Federação Paulista de Ciclismo e um dos responsáveis pela organização do evento.

Serviço

Inscrições e resultados – Jeesp Ciclismo

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude
Assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Ciclismo

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 05/04/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.