Vagas no parque

Editais da Fipase abrem espaço para novos negócios na incubadora e para empresas sediadas em Ribeirão Preto e região se instalarem no Centro de Negócios

O Supera Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (parceria da USP, prefeitura local e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) está com inscrições abertas em dois processos seletivos.

O primeiro, o do Centro de Negócios, oferece oportunidade para empresa estabelecida na região de Ribeirão Preto se instalar em uma das salas do prédio do Parque Tecnológico. O outro, o da Incubadora, irá selecionar empreendedores em busca de apoio para criar, gerir e impulsionar novos negócios.

A ideia é iniciar projetos nas áreas de biotecnologia, medicina, veterinária, tecnologia da informação, e de materiais médicos, hospitalares, odontológicos e de instrumentação. Será também possível inscrever propostas em outros segmentos, desde que sejam inovadores.

Gerenciado pela Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde (Fipase), o Parque Tecnológico é uma autarquia municipal instalada em uma área de 400 mil metros quadrados pertencentes ao câmpus da USP. Seus dois edifícios: o da Incubadora e o do Centro de Negócios, têm 2,5 mil metros quadrados de área construída cada um e foram financiados pela secretaria.

Prazos e regras de seleção

Os editais de inscrições, com os regulamentos dos projetos, estão on-line no site da Fipase (ver serviço). Empresas aspirantes a uma vaga no Centro de Negócios têm prazo até o dia 14, sexta-feira, para enviar suas propostas. A seleção será feita na modalidade licitação tipo concorrência. Estão disponíveis nove salas para locação, com tamanhos que variam entre 42 metros quadrados e 170 metros quadrados.

Já o empreendedor disposto a integrar a incubadora tem até o próximo dia 21 para se inscrever. Os projetos serão avaliados em processo seletivo com três meses de duração. O processo inclui a capacitação do interessado em modelos de negócios e a apresentação de seu projeto para investidores e conselheiros da Incubadora. Sua aprovação será baseada na viabilidade técnica e econômica do projeto, conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos e serviços frutos do empreendimento.

Vale do Silício paulista

Na etapa seguinte da Incubadora, a secretaria disponibilizou R$ 430 mil para que seja elaborado um projeto executivo, que vai oferecer lotes para que as empresas se instalem definitivamente no local.

A ideia é reproduzir na USP o modelo de negócios de tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde as empresas do setor foram impulsionadas a partir de projetos surgidos na comunidade acadêmica do entorno.

Em Ribeirão Preto, a Incubadora foi criada em 2003 e já atende 31 empresas. Ela será integrada ao Supera Parque no próximo dia 26, data prevista para a inauguração oficial do Parque Tecnológico. Além dos dois edifícios, o complexo reunirá, no futuro, um laboratório de serviços tecnológicos e um centro de formação de mão de obra.

Serviços oferecidos

Dividido em três categorias – pré-residência, residência e associação – o apoio dado às empresas pela Incubadora inclui o espaço físico e, ainda, o suporte administrativo para elaboração de projetos e para registro de propriedade intelectual, além de capacitação e consultoria, e organização para apresentação de ações para investidores. De acordo com a evolução do negócio, o espaço físico pode ser compartilhado (pré-residência) ou exclusivo (residência).

No futuro, nem todas as empresas associadas à incubadora farão uso da estrutura física do Supera Incubadora. Mas elas terão os benefícios comuns às demais, como a rede de contatos, incentivos à participação em feiras e congressos e consultoria nas áreas de marketing e de captação de recursos nas agências de fomento governamental à pesquisa científica, como Capes, Fapesp e CNPq.

Fipase

Criada em 2001 por lei municipal, a Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde – Fipase atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto. Ela também apoia os setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela prefeitura local, é gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.

Serviço

Fipase, Parque Tecnológico e editais
Informações – supera@fipase.org.br
Telefones (16) 3602-0072 e (16) 3966-2383

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 12/03/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.