Coreana no município de Tietê

Com apoio da Investe SP, a Shilla Corporation vai instalar fábrica na cidade; expectativa é gerar 200 empregos até 2017

A sul-coreana Shilla Corporation escolheu a cidade de Tietê, localizada a 153 km da capital paulista, para instalar sua primeira planta industrial no Ocidente. O grupo empresarial anunciou que construirá uma fábrica de rolamentos de giro no município, com investimento previsto de até R$ 100 milhões e expectativa de gerar 200 empregos até 2017.

A vinda da empresa teve assessoria da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a Investe SP. O serviço do Governo estadual incluiu a apresentação de informações setoriais, visitas com executivos a diversas cidades e apoio em questões de meio ambiente, infraestrutura e tributação.

Os rolamentos da Shilla vão equipar turbinas, equipamentos de construção e gruas marítimas. A ideia de trazer a produção para o Brasil veio de um de seus principais clientes, a GE Power & Water, multinacional que hoje importa o componente para utilizá-lo na fabricação de turbinas eólicas em Campinas. Mas, segundo os executivos da empresa sul-coreana, a intenção é encontrar novos clientes brasileiros.

Localização favorável

A nova fábrica será instalada em área de 90 mil metros quadrados, no km 74 da Rodovia Cornélio Pires (SP-127), que liga Piracicaba ao município de Tietê. A planta, que consumirá inicialmente R$ 30 milhões e empregará 80 funcionários, deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2015. A produção será vendida por encomenda e os rolamentos serão usados em engrenagens do tipo dentadas, e sem dentes e externas.

“Tietê foi uma escolha estratégica. Além de estar perto de seu principal fornecedor, a Shilla terá acesso aos compradores de Campinas e de Sorocaba – e próxima de importantes rodovias. A parceria com a Prefeitura de Tietê, que teve uma participação ativa no projeto, também foi determinante na instalação da sede da filial”, explica Luciano Almeida, presidente da Investe SP.

Promoção

O primeiro contato da agência paulista com a Shilla foi na Feira Internacional Korea Overseas Investment Fair (Koif), realizada em maio de 2013. Na oportunidade, a Investe SP era expositora do evento e estava realizando intercâmbio de funcionários com a Kotra, agência sul-coreana de promoção de investimentos.

Esse contato transnacional possibilitou que uma funcionária da Investe SP passasse um período de dois meses no escritório sede da Kotra em Seul, visitasse a Shilla e viabilizasse o projeto da empresa, explicou Almeida.


Ajuda para o empresário

A Investe São Paulo auxilia empresas dispostas a se instalar no Estado e também atende àquelas já baseadas no território paulista, para expandirem seus empreendimentos. Fornece ainda, gratuitamente, dados estratégicos para ajudar o investidor a encontrar o local mais favorável para seus negócios e facilita o contato dos empresários com órgãos públicos e privados.

Também recepciona delegações estrangeiras, apresenta oportunidades de negócios, prospecta novos empreendedores e divulga informações em prol do desenvolvimento do Estado, além de promover internacionalmente a imagem de São Paulo e do Brasil como destino de investimentos.

Serviço

Investe SP

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 18/03/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.