São Paulo recebe o 33º Poupatempo

O Poupatempo de Americana começou a funcionar nesta segunda-feira (24). O 33º posto no Estado é o primeiro do Plano de Expansão do Programa e foi instalado na Rua Carioba, 331, no bairro Jardim Santana. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e, aos sábados, das 8 às 12 horas.

Com capacidade para até mil atendimentos diários, o novo posto irá contemplar um público estimado em 800 mil cidadãos. A previsão considera os 200 mil habitantes de Americana e mais os moradores dos vizinhos Artur Nogueira, Cosmópolis, Nova Odessa, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste – todos integrantes da Região Administrativa Metropolitana de Campinas (RMC).

Os serviços disponíveis são os oferecidos nas unidades do Poupatempo: posto do Banco do Brasil, para recolher as taxas geradas no posto; emissão de RG e de atestado de antecedentes criminais feitos pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD); emissão de carteira de trabalho (pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho – Sert); e os atendimentos do Detran.SP, relativos à carteira nacional de habilitação e ao CRLV, alteração e venda de veículos, entre outras opções.

No balcão do Detran.SP, quem solicitar a primeira carteira de motorista não usará mais papel e caneta para fazer o exame teórico, que agora passou a ser no formato eletrônico. Também está disponível o agendamento eletrônico para o posto de Americana no site do e-poupatempo, assim como os serviços virtuais – Nota Fiscal Paulista, B.O. Eletrônico e consultas à Secretaria Estadual da Fazenda.

Mais unidades

O investimento na nova agência é de pouco mais de R$ 2 milhões e ela custou 25% do valor previsto inicialmente. O gasto inclui infraestrutura lógica, comunicação visual, equipamentos de informática (hardware e software), telecomunicações, treinamento e acompanhamento de pessoal, entre outras despesas.

Além de Americana, a RMC tem previstos postos nas cidades de Araras, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Indaiatuba e Bragança Paulista. Campinas foi a primeira cidade do interior a dispor do serviço, em agosto de 1998, e atualmente possui dois postos; Jundiaí, Rio Claro e Piracicaba já têm uma unidade cada.

Até o final do ano, a Secretaria de Gestão Pública espera entregar mais 36 poupatempos (34 deles já foram anunciados). O Plano de Expansão contempla 12 Regiões Administrativas paulistas e mais de 350 municípios. A expectativa é atender mais de 15 milhões de usuários e gerar, aproximadamente, 1,5 mil empregos.

Serviço

e-Poupatempo
Poupatempo Americana
Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 (ligação gratuita)

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 26/02/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.