Entre para este time

Time do Emprego tem inscrição aberta em Mogi das Cruzes, prazo termina amanhã

O Time do Emprego, programa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), está com inscrições abertas em Mogi das Cruzes até amanhã (12). A iniciativa visa a facilitar a inserção no mercado de trabalho ou a recolocação profissional de trabalhadores a partir de 16 anos. Estão sendo oferecidas 60 vagas para as duas primeiras turmas de 2014 na cidade.

Os encontros do Time do Emprego serão realizados no antigo Centro de Iniciação Profissional (CIP), localizado na Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540 – Mogilar. A primeira turma começa na quinta-feira (13) e a segunda, no dia 13 de março.

A proposta do Time do Emprego é preparar o cidadão para conseguir um emprego, com abordagem de todas as questões ligadas ao universo do mercado de trabalho e aos processos de seleção de pessoal. Criado em 2001, inspirado em uma metodologia canadense de colocação e valorização profissional, o serviço já atendeu 23 mil pessoas. Dessas, 12 mil conseguiram novos registros na carteira profissional.

O serviço é gratuito, baseado em 12 encontros semanais de três horas cada um, com grupos de até 30 participantes. Oferece atendimento acolhedor e personalizado nas atividades presenciais, com material didático gratuito. Atualmente, o programa está presente em 145 dos 645 municípios paulistas. Até o final do ano, a Sert pretende triplicar o número de cidades contempladas.

Os encontros semanais são comandados pelos chamados facilitadores do Time do Emprego. Esses profissionais são responsáveis por transmitir os conteúdos, que incluem técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros.

Compartilhar e crescer

O perfil dos frequentadores é variado, mas a maioria, de diversas faixas etárias, está desempregada ou é de jovens em busca do primeiro registro profissional. Internamente, as turmas são chamadas de Times do Emprego e, desde o primeiro encontro, é estimulada a solidariedade e o apoio mútuo em todos os grupos.

Nos encontros é focada a troca de experiências entre participantes e facilitadores, que são, na maioria, profissionais ligados à área de recursos humanos – psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e sociólogos, entre outros.

A observação de si próprio e do universo do mercado profissional é outro pilar estrutural do Time do Emprego. Esse mote se faz presente no material didático, que inclui as dez apostilas do Manual do Participante (elas podem ser copiadas no site do programa – veja serviço) e também nos vídeos de apoio e jogos interativos usados no treinamento.

Assertividade

Françoise Antunes, coordenadora do programa, explica que o Time do Emprego não é um curso, mas sim um treinamento, para aumentar a empregabilidade. Segundo ela, a proposta é favorecer, por meio de técnicas e metodologias específicas, a inserção do profissional no mercado de trabalho, do modo mais assertivo possível.

As estratégias incluem ampliar a autoestima, aperfeiçoar e valorizar as aptidões de cada aspirante a um emprego e também contextualizá-lo no mercado profissional atual, considerando sua vocação e formação. As dicas abordam a atitude e o comportamento a serem adotados em entrevistas com empregadores (incluindo vestuário, preparação, pontualidade, interesse) e explicam como participar de dinâmicas de grupo, onde, como e com quem procurar emprego, etc.


Inscreva-se

A inscrições devem ser feitas das 8 às 16 horas, nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de Mogi das Cruzes, nos seguintes endereços: Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 116 (Terminal Estudantes); Rua Professor Flaviano de Melo, 525 (Terminal Central); e Alameda Santo Ângelo, 688 (CIC Jundiapeba). O interessado deve levar a carteira de trabalho, o RG, o CPF e, caso tenha, o número do Programa de Integração Social (PIS).

Serviço

Time do Emprego

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 11/02/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.