Novidade no Prêmio Mario Covas

Em sua 10ª edição, o concurso tem como novidade a criação da 5ª categoria, Melhoria no Gasto Público; inscrições on-line seguem até o dia 17

Até o dia 17, estão abertas as inscrições para o 10º Prêmio Mario Covas. Promovido pela Secretaria Estadual de Gestão Pública, o concurso destaca propostas de servidores públicos ou qualquer cidadão capazes de inovar e aprimorar a qualidade do serviço público paulista.

A organização do prêmio é feita por meio de parceria entre a Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), o Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal e a Prodesp. A premiação tem apoio da Fundação Mario Covas (FMC) e homenageia o ex-governador paulista nascido em 1930 e falecido em 2001.

Desperdício zero

Em sua 10ª edição, o concurso tem como novidade a criação de uma 5ª categoria: Melhoria no Gasto Público. A medida decorre do Decreto nº 57.829/2012, que instituiu programa análogo de contenção de despesas no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Estado.

A nova categoria visa a dar destaque às iniciativas dos órgãos estaduais que promovam ganhos de eficiência na utilização dos recursos públicos humanos, tecnológicos, materiais e financeiros, redução de gastos com custeio e a melhoria dos resultados sob o aspecto da relação custo X benefício, em especial no tocante a compras de materiais e contratação de serviços de utilidade pública e de fornecimento de passagens de transporte aéreo ou terrestre.

Prêmios distintos

Em todas as categorias, a comissão julgadora avaliará três quesitos: inovação, replicabilidade e relevância. Serão considerados, ainda, outros quesitos, específicos a cada uma das modalidades. Em Inovação em Gestão Estadual, por exemplo, o julgamento reconhecerá iniciativas de servidores públicos dos três poderes do Estado e irá considerar também a efetividade dos resultados e o desenvolvimento de parcerias.

Na categoria Inovação em Gestão Municipal, serão celebradas ações de empregados das prefeituras paulistas, inclusive em parceria com o Governo estadual. Cidadania em Rede destacará ações de usuários em centros gratuitos de inclusão digitalAcessa São Paulo, Acessa Escola e demais locais de inclusão digital.

Governo Aberto trará iniciativas de cidadãos que usaram bancos de dados governamentais para aperfeiçoar o acesso a serviços públicos. Por fim, Melhoria do Gasto Público sublinhará as ações de funcionários estaduais no sentido de aprimorar a eficiência do uso do dinheiro estatal.

Comissão julgadora

As bancas de julgamento serão compostas por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, indicados pela coordenação do certame. Elas irão selecionar até 60 finalistas distribuídos entre todas as categorias.

Os nomes dos integrantes dessas bancas somente serão revelados após a divulgação das ações vencedoras, para preservar o processo de avaliação de quaisquer interferências. Nesta edição também haverá mais quatro vencedores, um em cada uma das categorias, para as iniciativas que demonstrarem Excelência no Uso dos Recursos Públicos.


Inscrições on-line

A inscrição para o 10º Prêmio Mario Covas deve ser feita on-line, até o dia 17, no site do concurso. Neste ano serão premiadas cinco categorias. Pode-se inscrever mais de um projeto em diferentes categorias, mas é vedado registrar a mesma iniciativa em duas categorias. O registro deve ser feito pelo responsável formal de cada trabalho.

O interessado deve ler o regulamento, preencher o formulário e, no final, anexar arquivo com o relatório descritivo do projeto. O documento, no formato Word, deve ter, no máximo, 15 páginas (35 mil caracteres, com espaços), usando fonte arial, tamanho 12.

Serviço

Além de informações sobre inscrições, o site do prêmio lista os projetos finalistas e vencedores das etapas anteriores

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 31/01/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.