Comece a viver a Copa on-line

Novo manual na internet lista recomendações e destaca oportunidades para a realização de eventos nas 645 cidades paulistas durante a Copa do Mundo

O Comitê Paulista da Copa do Mundo apresentou, em Ribeirão Preto, o Guia de Orientação Local (GOL) – Os Municípios Paulistas na Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). Gratuito e disponível on-line, no formato PDF, o manual lista recomendações e destaca oportunidades para a realização de eventos nas 645 cidades paulistas durante o torneio de futebol.

Disponível no site do Comitê Paulista (ver serviço), a publicação visa a aproveitar a realização da Copa no Brasil para incentivar o turismo e outras atividades econômicas no Estado, sem infringir direitos comerciais da Fifa e patrocinadores. Pretende, por exemplo, orientar a realização de eventos como festivais gastronômicos, tendo como base os países participantes do torneio, aproveitar o calendário esportivo para incrementar o aprendizado e atividades extracurriculares nas escolas, com aulas temáticas (de história e geografia) com os países participantes, etc.

Copa será disputada em 12 capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O Estado terá seis jogos do torneio disputados na capital paulista e 11 cidades já foram confirmadas como Centros de Treinamento de Seleções (CTS) estrangeiras.

Atrativos paulistas

Onze delegações decidiram montar seu QG em São Paulo (veja quadro) para concentração durante o Mundial. Há expectativa de que o Estado receba ainda mais quatro seleções estrangeiras.

A escolha, entre as 32 equipes classificadas para a Copa, é feita individualmente a partir de um catálogo, apresentado pela Fifa, com os locais que se candidataram, cumpriram os requisitos básicos e assinaram os contratos. Das 83 opções brasileiras de CTS, 30 estão no Estado de São Paulo.

Segundo Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê da Copa do Mundo, o objetivo do Guia é destacar para o turista e imprensa internacional os atrativos paulistas. A publicação apresenta todas as regiões do Estado, traz alternativas para as cidades aproveitarem a maior circulação de visitantes e a melhor visibilidade de seus atrativos turísticos com a promoção de eventos.

“Uma programação de eventos pode ser decisiva para estimular a participação popular, seja por meio da decoração das cidades, estruturação dos atrativos turísticos ou ações promocionais. A Copa do Mundo vai acontecer muito além das sedes dos jogos, por isso é importante ter alternativas para que todos possam participar”, observa Raquel.

Jogos na capital

A Arena Corinthians, localizada na zona leste da capital, receberá o jogo de abertura do Mundial, Brasil x Croácia, às 17 horas do dia 12 de junho (quinta-feira), e mais cinco partidas do torneio. Três delas também são da fase de grupos e serão disputadas em junho: Uruguai x Inglaterra, dia 19 (quinta-feira), às 16 horas; Holanda x Chile, dia 23 (segunda- feira) às 13 horas; Coreia do Sul x Bélgica, dia 26 (quinta-feira), às 17 horas. Em julho, a cidade de São Paulo será palco de jogo das oitavas de final, no dia 1º (terça-feira), às 13 horas, e outro de uma das duas semifinais, no dia 9 (quarta-feira), às 17 horas.


Centros de Treinamentos escolhidos

Águas de Lindóia Costa do Marfim
Campinas Nigéria e Portugal
Itu Rússia e Japão
Porto Feliz Honduras
Guarulhos e São Paulo Irã
Santos México e Costa Rica
Ribeirão Preto França
Guarujá Bósnia Herzegovina

 

Serviço

Site do Comitê Paulista/Guia de Orientação Local (GOL)

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 15/01/2014. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.