Vestibular Fatec tem 13 mil vagas

São 67 opções de graduação tecnológica em todo o Estado; inscrição custa R$ 70 e deve ser feita pela internet até o dia 7 de novembro

O Vestibular para o primeiro semestre de 2014 das Fatecs (Faculdades de Tecnologias Estaduais) segue aberto até às 15 horas do dia 7 de novembro. A inscrição custa R$ 70 e deve ser feita pela internet, no site do processo seletivo (ver abaixo o link). São oferecidas 13.105 vagas, distribuídas em 59 unidades com 67 cursos gratuitos de graduação tecnológica.

Disponível no site, com cópia gratuita, o Manual do Candidato informa o cronograma do Vestibular e dá todas orientações sobre o processo seletivo. Em comparação com o concurso realizado no mesmo período de 2012, houve acréscimo de 790 vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando o ensino médio ou equivalente. Ainda pela internet deve responder um questionário on-line com informações socioeconômicas. A taxa de inscrição pode ser paga em qualquer agência bancária.

Na inscrição, depois de indicar a primeira alternativa de curso, o candidato pode repeti-la como segunda opção, devendo ser em outro período na mesma Fatec, ou ainda, em qualquer outra Faculdade Tecnológica estadual diferente da primeira opção. Também é possível fazer um conjunto de disciplinas prioritárias de uma formação em qualquer outra Fatec e período. Esta informação é apresentada ao interessado quando ele seleciona sua segunda opção de curso.

Candidato com deficiência, ou que necessite de condições especiais para fazer a prova, precisa informar qual é sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica e também apresentar laudo médico confirmatório. Quem pediu isenção ou redução da taxa de inscrição deverá conferir o resultado da solicitação no site do Vestibular no dia 30 de outubro – e depois desta data, efetuar a inscrição.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida dá bônus de 3% para estudante afrodescendente e de 10% para aluno proveniente da rede pública de ensino. Se o candidato estiver nas duas situações, terá direito a 13% de bônus. Para ter direito ao benefício, o candidato afrodescendente precisa fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

Assim, o candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o ensino médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Novidades

As futuras Fatecs de Cotia, São Carlos e Sebrae (instalada no bairro dos Campos Elíseos, no centro de São Paulo) já foram incorporadas no processo seletivo de 2014. Oferecem, respectivamente, 160, 40 e 70 vagas. Do total de 67 cursos de graduação tecnológica disponíveis, dois são inéditos e serão ministrados na capital.

O primeiro deles, Gestão de Negócios e Inovação, na Fatec Sebrae, tem suas 70 vagas divididas pela metade nos períodos da manhã e da noite. O segundo, Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, na Fatec Itaquera, tem 80 vagas, também divididas em 40 para o período da manhã e mais 40 para a noite.

Em 2014, oito Fatecs ampliaram o número de cursos oferecidos. Em Bauru, a novidade é Automação Industrial, com 40 vagas matutinas. Em Botucatu, a nova graduação tecnológica é Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 40 vagas de manhã. Em Catanduva, o curso criado foi Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas noturnas); em Itapetininga, a nova opção é Gestão da Produção Industrial, com 40 vagas à noite.

Completando a lista, em Itu, a novidade é o curso de Eventos, com 40 vagas vespertinas; em Lins, a nova graduação tecnológica é Gestão da Produção Industrial, com 40 vagas para o período da manhã; em São Bernardo do Campo, as novas formações são Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas noturnas) e Gestão de Recursos Humanos (40 vagas matutinas). Por fim, em Taubaté, a novidade é Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas noturnas).


Quase 300 mil alunos

Autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra as Fatecs e as Escolas Técnicas (Etecs) paulistas. Coordena também as classes descentralizadas, unidades presentes em 276 municípios paulistas que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec.

Atualmente, nas Fatecs, o número de universitários frequentando cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil. Nas Etecs, são 216 mil estudantes matriculados nos ensinos médio, técnico integrado ao médio e no ensino técnico – e as formações oferecidas atendem os setores industrial, agropecuário e de serviços.

Serviço

Inscrição no Vestibular 2014
Informações: tel. (11) 3471-4103 (capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades)

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 15/10/2013. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.