Febrace 2014: inscrições abertas

Concorrem estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País; a inscrição (até o dia 29) é gratuita e os trabalhos podem ser individuais ou coletivos

Até o dia 29 segue aberta inscrição para projetos de estudantes interessados em participar da 12ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace). Podem concorrer trabalhos de estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, médio e técnico, de 14 a 20 anos, provenientes de escolas públicas e particulares de todas as cidades do País.

O interessado deve cadastrar seu trabalho no site da Febrace ou enviá-lo pelo correio. A inscrição é gratuita e cada projeto pode ser de autoria individual ou coletiva, com até três participantes. Não há limitações para a escolha do tema (obedecidas às categorias propostas).

As categorias são sete: Engenharia; Ciências Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Biológicas; da Saúde; e Agrárias. Em todas, é preciso redigir plano de pesquisa, com dados, resumo, relatório final e uma foto. E mais, registrar todas as etapas realizadas, indicando precisamente (datas e locais), fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados, análises, etc. Todo projeto requer a indicação de um professor-orientador, cuja missão será ajudar a aprimorar o plano de pesquisa e acompanhar e supervisionar o desenvolvimento.

O plano de pesquisa deverá conter título do projeto, questão ou problema identificado, hipótese científica ou objetivo, descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados para verificar a hipótese científica ou para atingir o objetivo de Engenharia, além de bibliografia, com no mínimo três referências importantes.

Finalistas e prêmios

No dia 18 de dezembro, a organização da Febrace informará a lista de projetos finalistas que serão expostos na feira. Serão selecionados aproximadamente 300 trabalhos, e quem for classificado precisará pagar taxa de R$ 30 por participante, até o dia 31 de janeiro. Depois deste período, o custo sobe para R$ 40 e o prazo terminará dia 15 de fevereiro.

Em 2014, o evento ocorrerá de 18 a 20 de março, das 14 às 19 horas, na tenda que será erguida no campus da USP, na Cidade Universitária, zona oeste da capital. Em 2013, a instalação foi montada em uma parte do estacionamento de carros da Escola Politécnica.

Os vencedores receberão medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de prêmios institucionais, como estágios, bolsas de estudo e visitas monitoradas às empresas parceiras. Em todas as edições da Febrace são selecionados nove projetos para participar do maior evento da categoria do mundo: a Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel Isef).

A Febrace é uma feira organizada por uma associação sem fins lucrativos e mantida com o apoio e financiamento de seus parceiros, que são Intel do Brasil, ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Unesco, Petrobras, Sebrae, Instituto Votorantim, Instituto Solví, Bradesco, Rede Globo e TV Cultura, entre outros.


Etecs campeãs

Em 2013, os alunos Gabriel dos Prazeres e Vinícius de Souza, da Escola Técnica Estadual (Etec Alan Sobral), de Heliópolis, ganharam o primeiro lugar com o projeto Sementuca na categoria Ciências Sociais Aplicadas. Em 2012, um projeto de embalagens ecológicas para mudas, desenvolvido pelas alunas Ana Ramos, Graziele da Silva e Tatiane Florido, da Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, também conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias.

Em 2011, Adriana Santana e Tiago Tolone, alunos da Etec Getúlio Vargas, da capital, obtiveram o quarto lugar na categoria Ciências Ambientais da Intel Isef, realizada em Los Angeles, Califórnia. Em 2010, duas Etecs foram para a feira Intel Isef: Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, da capital. A Etec Trajano Camargo, de Limeira (2008), Etec Getúlio Vargas (2007) e Etec Polivalente, de Americana (2004) já representaram a instituição.

Serviço

Febrace

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 22/10/2013. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.