Bares e restaurantes exigem profissionais

A Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na capital, oferece formação na área de higiene e cuidados com alimentos para profissionais de bares tradicionais do centro de São Paulo. O objetivo do curso é melhorar a qualidade do atendimento em bares e restaurantes da região da Estação da Luz, onde a Etec foi instalada no segundo semestre de 2012. Atualmente, 310 alunos estão matriculados no curso técnico de cozinha, oferecido pela escola.

Até dezembro, garçons, atendentes, cozinheiros, ajudantes de cozinha e copeiros terão 50 horas de aulas práticas e teóricas sobre asseio pessoal, microbiologia e higienização de hortifrútis e de equipamentos. A primeira turma, com 20 funcionários do Bar Brahma, está recebendo aulas. E as próximas, têm inscritos profissionais de filiais do Brahma e do Bar Léo. Eventuais interessados em participar da formação devem se inscrever no site do Via Rápida Emprego, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Etec Santa Ifigênia

O Centro Paula Souza firmou convênio com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), escola de enogastronomia italiana, para a instalação de um Centro de Hospitalidade na Etec Santa Ifigênia. A instituição europeia levou quatro professores à Itália para formação.

O foco da Etec Santa Ifigênia é preparar profissionais com vistas ao crescimento do mercado esperado por conta dos dois grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Alguns dos equipamentos do futuro Centro de Hospitalidade foram doados por quatro empresas italianas: Angelo Po Grandi Cucine S.P.A; Bake off Italiana S.R.L; Moretti Forni S.P.A.; e Valmar Global D.O.O.. São fornos combinados e elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios: três de cozinha, um de cozinha de demonstração e um de panificação, doçaria e chocolataria.

Entre os ambientes do bloco da unidade estão 19 salas de aula, outros seis laboratórios (bar e cafetaria, bar e restaurante, enologia, recebimento e limpeza e dois de informática), biblioteca e quadra poliesportiva.

Serviço

Via Rápida Emprego

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 03/10/2013. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.