Mais esporte, técnica e saúde

Centro Paula Souza inaugura na capital, a primeira Etec dedicada à formação técnica em Esporte e Atividades Físicas

O dia de ontem foi histórico para a comunidade do Parque Novo Mundo, bairro carente da zona norte da capital. O Centro Paula Souza inaugurou, a Escola Técnica Estadual (Etec) Curt Walter Otto Baumgart, a primeira do Estado voltada exclusivamente à formação de técnicos em Esporte e Atividade Física.

A Escola Técnica integra um Centro de Convivência projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake na região. O Estado investiu R$ 39 milhões no conjunto e a nova Etec tem 4 mil metros quadrados de área construída em terreno de 72 mil metros quadrados cedido pela CDHU.

Distribuído em dois pavimentos, o prédio da Etec abriga, entre outros ambientes, oito salas de aula, oito laboratórios (tênis de mesa, judô, boxe, multiuso, dança, expressão corporal e fitness, pilates, idiomas e informática), biblioteca e auditório com 115 lugares.

Na parte externa, o complexo oferece sete quadras (uma para vôlei de areia, duas poliesportivas, duas de tênis/paredão, e dois campos para futebol society com grama natural), além de pista de atletismo, ciclovia/caminhada, estacionamento para bicicletas, motos e 110 veículos.

A construção da Etec exigiu um ano e oito meses. Segundo Ruy Ohtake, que concebeu o projeto arquitetônico em três meses, proposta foi criar um espaço multiuso, voltado para a comunidade escolar e para os demais cidadãos, com todos os recursos de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência. “Vejo o esporte como um elemento fundamental para a convivência dos povos e para o crescimento saudável da juventude”, observou.

À disposição

Os laboratórios e demais instalações da Etec poderão ser utilizados pela comunidade fora do período letivo, em dias e horários estipulados. A escola oferecerá também atividades monitoradas de lazer e de prática de esportes. A ideia é oferecer à população um espaço público de lazer em uma região com riscos de vulnerabilidade social.

A princípio, a nova Etec irá oferecer apenas o curso de Esportes e Atividade Física, com 80 vagas divididas nos períodos da manhã e da tarde. Com duração de três semestres, a formação capacita o estudante a auxiliar profissional de nível superior de educação física a monitorar a prática esportiva em públicos de todas as idades. E também enfatiza a importância do atividade física como fator de integração comunitária e de inclusão social.

O mercado de trabalho para a área inclui clubes, academias, colônias de ferias, centros esportivos, órgãos públicos, ONGs, entre outras instituições. Eventuais interessados na formação devem se inscrever para concorrer às vagas no Vestibulinho da Etec.

Gol de placa

A Fundação Gol de Letra, ONG fundada pelos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo, e o Instituto Esporte & Educação (IEE) são parceiros do Centro Paula Souza no projeto. Desde o início do ano, uma turma-piloto com 30 alunos indicados pelas duas entidades estuda Esporte na Etec e se formará em julho de 2014.

A inspiração para a criação do curso de Esportes também veio da Fundação Gol de Letra. Na solenidade de inauguração, o ex-jogador Raí conta que a ideia do projeto surgiu nos anos que jogou na França.

“Na Europa o ensino técnico em educação física é muito difundido e em parceria com o Centro Paula Souza conseguimos, de modo pioneiro, replicar esse conceito, que tem forte apelo de cidadania. A ideia é multiplicá-lo por todo o Brasil”, explicou orgulhoso o ex-atleta, que defendeu as camisas do Botafogo de Ribeirão Preto, Ponte Preta, São Paulo, Paris Saint Germain e Seleção Brasileira.

O ex-jogador Mauro Silva, também sócio da Fundação Gol de Letra, destacou que há no Brasil grande demanda por profissionais na área de esporte. E trata-se de uma “excelente oportunidade” de inclusão social para jovens de comunidades carentes, sem acesso ao ensino superior. “Nada melhor do que o esporte para gerar empregos, renda e prevenir a violência e as drogas”, destacou.

Como exemplo, Mauro Silva citou sua própria formação técnica em Processamento de Dados, que cursou em Campinas, no Colégio Pio XII no começo da sua carreira no Guarani.

“Aos 12 anos, minha mãe ficou viúva e me orientou a ter uma alternativa caso eu não desse certo no futebol”. Mas a história foi outra. Bem-sucedido, foi campeão pelo Bragantino, Deportivo La Coruña (Espanha) e titular da Seleção Brasileira tetracampeã mundial em 1994.

Já cursando

Valéria dos Reis, uma das coordenadoras do curso técnico em Esporte e Atividades Físicas, explica que a formação é modular e que todas as disciplinas são cursadas internamente, na própria Etec, onde os alunos dispõem de refeitório organizado e o cardápio é organizado por nutricionistas. Em relação aos conteúdos do currículo, ela destaca o caráter global da formação, que inclui temas como Esportes Coletivos, Esportes Radicais, Atletismo, Linguagem, Trabalho e Tecnologia, entre outras. “Para mim, é uma grande honra integrar a equipe do curso pioneiro no Centro Paula Souza”.

O mesmo sentimento é compartilhado pela aluna Vanderléa Meres, de 45 anos, da primeira turma do curso. Moradora do Jardim Brasil, bairro próximo à Etec, e formada em Administração de Empresas e Secretariado, ela disse que sempre praticou esportes e que depois que se casou e os filhos cresceram, quer se dedicar profissionalmente à dança, sua paixão. No curso da Etec encontrou a oportunidade que precisava.


O nome da escola

Aficionado por esportes, como ciclismo e basquete, e defensor de causas sociais, o ex-empresário Curt Walter Otto Baumgart nasceu em São Paulo, em 31 de julho de 1937 e morreu em 28 de setembro de 2010, deixando viúva e três filhos. Formou-se em Engenharia na Alemanha, onde também cursou Tecnologia de Concreto. No Brasil, sempre morou na zona norte de São Paulo, no bairro de Santana.

Seus empreendimentos familiares sempre estiveram concentrados nessa região, incluindo o complexo formado pelo Shopping Center Norte, Lar Center e Expo Center Norte.

Serviço

Nova Etec – Rua Paulo Lorenzani, s/n° – Parque Novo Mundo
Vestibulinho Etec
Fundação Gol de Letra

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 30/08/2013. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.