O mapa da mina

Conectado às principais redes sociais, novo portal reúne informações sobre o Turismo no Estado, o destino preferido de visitantes no País

Quem está pensando em fazer turismo já tem um ponto de apoio antes de iniciar a viagem: é o site Turismo em São Paulo, da Secretaria Estadual do Turismo, lançado na semana passada. Cria do pela agência de publicidade Propeg, o novo portal foi construído para fortalecer a atividade no território paulista e centralizar o universo de informações a respeito dos 645 municípios paulistas.

Gerenciado pela empresa Tur.SP, o site tem seu conteúdo dividido em quatro grandes seções: Visitantes, Negócios, Imprensa e Trade. Nele, o usuário acessa campos de busca detalhados com mapas e ícones, e planeja seu destino por tema, cidade, circuito e data. Todas as funções do portal são conectadas às principais redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Flickr.

Quatro seções

A seção Visitantes do portal revela a história do Estado e traz dados do turismo em São Paulo. Informa também sobre dicas de destinos, roteiros, hospedagens e a relação de estâncias turísticas (veja boxe) e projetos turísticos em execução. A lista inclui Passaporte São Paulo, Rota Passos dos Jesuítas, Roda SP, Turismo do Saber e Melhor Idade.

A área de Imprensa reúne notícias do turismo e links para diversas atividades ligadas ao tema. A seção Trade destaca a evolução do turismo em São Paulo de 2003 a 2010. Divulga também o contato do órgão responsável pelo turismo em cada uma das cidades paulistas com endereço, telefone, e-mail e site institucional.

A seção Negócios traz o calendário de eventos já programados até o final de 2011 nas áreas de esportes, exposições, shows, folclore, gastronomia, religioso, rodeio. Apresenta, ainda, as diretrizes da Fundação São Paulo Convention & Visitors Bureau e entidades associadas. O objetivo é apoiar a melhoria dos serviços e o atendimento aos visitantes da capital.

Presente à cerimônia de lançamento do portal, o cacique Ary Tucunduva, da aldeia tupi-guarani de Suzano, aproveitou para convidar os participantes para visitar a reserva ecológica do município. “Turismo ajuda a preservar o meio ambiente, gera empregos e recursos muito importantes para a comunidade”, explicou, vestido a caráter.

Banco de imagens

Outro destaque do portal é o link para o Banco de Imagens do Estado de São Paulo. O acesso é gratuito mediante cadastro e traz informações e imagens com crédito e alta resolução dos principais circuitos turísticos do Estado.

O Banco de Imagens reúne três mil fotos captadas por uma equipe de 20 profissionais. Os arquivos registram cenas e paisagens de 300 municípios paulistas. O serviço foi idealizado pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado em parceria com a Embratur e a Secretaria Estadual do Turismo. E, futuramente, serão acrescentadas mais imagens.


Cultura e lazer

As estâncias turísticas são cidades com tradições culturais, patrimônios históricos, artesanatos, paisagens, centros de lazer e serviços de gastronomia. São elas: Aparecida, Avaré, Bananal, Barra Bonita, Batatais, Eldorado, Embu das Artes, Holambra, Ibitinga, Ibiúna, Igaraçu do Tietê, Ilha Solteira, Itu, Joanópolis, Paraguaçu Paulista, Paranapanema, Pereira Barreto, Piraju, Presidente Epitácio, Ribeirão Pires, Salesópolis, Salto, Santa Fé do Sul, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Pedro, São Roque, Tremembé e Tupã.

Outras atrações são estâncias hidrominerais, municípios com águas terapêuticas, bicarbonadas, radioativas, banhos de imersão e tratamentos medicinais. Também oferecem esportes radicais e parques ecológicos. São elas: Águas da Prata, Águas de Lindoia, Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Amparo, Ibirá, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Poá, Serra Negra e Socorro.

Já os destaques das estâncias climáticas são os atrativos naturais, como clima ameno, montanhas, cachoeiras, áreas verdes e esportes radicais: Analândia, Atibaia, Bragança Paulista, Caconde, Campos do Jordão, Campos Novos Paulista, Cunha, Morungaba, Nuporanga, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

As estâncias balneárias oferecem praias, trechos preservados de Mata Atlântica e programas para quem quer desfrutar de céu azul, sol, cultura e esportes de aventura como protagonistas. São elas: Bertioga, Cananeia, Caraguatatuba, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba. (Fonte: Associação das Prefeituras de Cidades Estâncias do Estado de São Paulo – Aprecesp)


SP: principal destino do País

O Estado de São Paulo é responsável por 31% do PIB nacional e responde por 43,8% do faturamento com turismo no Brasil. É o primeiro destino turístico do País e o mais importante polo econômico da América Latina.

O território paulista tem 622 quilômetros de praias, 138 mil hectares de Mata Atlântica (18% das áreas remanescentes brasileiras estão no Estado), 40 rotas de passeios estabelecidas e 67 municípios classificados como estância turística. Tem ainda 300 cidades com potencial para a atividade.

A capital centraliza 80% das grandes feiras, eventos e convenções do Brasil. Na lista nacional das dez cidades mais visitadas, cinco são paulistas: São Paulo, Praia Grande, Ubatuba, Caraguatatuba e Santos.

Em 2008, o Estado recebeu 29% dos turistas domésticos brasileiros e emitiu 41,3% dos turistas em relação às demais unidades da federação. Em média, o turista que visitou São Paulo naquele ano gastou R$ 1.245. Dos turistas que passaram por São Paulo, 55% ficaram na casa de amigos e parentes e 28% pagaram pela hospedagem.

Cerca de 50% se deslocaram em carro próprio, 19,9% utilizaram ônibus de linha regular, e outros 14,9% recorreram ao transporte aéreo. Quase metade desses turistas (46,4%) é proveniente de outros Estados da região Sudeste.

Serviço

Turismo em São Paulo
Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 30/09/2011. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.