Novidade na Fatec: curso a distância

Formação em Gestão Empresarial será oferecida no Vestibular 2014; aulas presenciais serão ministradas na capital e em outras dez Fatecs

De modo pioneiro, o Centro Paula Souza irá oferecer, em 2014, seu primeiro curso superior em tecnologia a distância: Gestão Empresarial. A portaria que credenciou as Faculdades de Tecnologia Estaduais (Fatecs) a ministrá-lo foi publicada no dia 12 de setembro no Diário Oficial.

O curso de Gestão Empresarial inclui atividades presenciais e tem carga de 2,8 mil horas de aula, a mesma da formação presencial. No total, entre 10% e 15% da formação tecnológica compreende atividades presenciais obrigatórias desenvolvidas nos polos de apoio da Fatec.

Inicialmente, serão abertas 600 vagas no próximo Vestibular, com inscrições previstas para este mês. As aulas começam no primeiro semestre de 2014 nos seguintes polos: capital (Fatec Tatuapé), Botucatu, Franca, Indaiatuba, Itu, Marília, Ourinhos, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Taquaritinga.

A cada semestre, mais vagas serão oferecidas e novos polos, incluídos. A meta é oferecer 6,4 mil vagas anuais. “A oferta de outros cursos superiores tecnológicos a distância também está em estudo pela instituição”, disse Dilermando Piva, coordenador de Ensino a Distância para o Ensino Superior do Centro Paula Souza.

Mais de 80 professores de ensino superior da instituição foram treinados para elaborar o material didático do curso, que inclui vídeos de resolução de problemas e apresentação de disciplinas, animações e até mesmo jogos virtuais. Adaptações foram feitas para o ambiente virtual com base no curso tecnológico de Gestão Empresarial, oferecido pelas Fatecs.

Gestão Empresarial

Na modalidade 100% presencial, o curso de Gestão Empresarial é oferecido na capital (Fatec Tatuapé) e em mais 13 cidades. As unidades que oferecem a formação são Americana, Catanduva, Cruzeiro, Garça, Guaratinguetá, Indaiatuba, Mococa, Piracicaba, Praia Grande, Santos, São Sebastião, Sertãozinho e Tatuí.

A proposta do curso é preparar o tecnólogo para elaborar e executar planos de negócios a partir de técnicas de gestão empresarial em diversos processos. A lista deles inclui comercializar, lidar com suprimentos, armazenar, movimentar materiais e gerenciar recursos financeiros e humanos. São características desejáveis a habilidade para lidar com pessoas, ter capacidade de comunicação, trabalhar em equipe, liderar, negociar, buscar informações e tomar decisões a partir de contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos.

O mercado de trabalho inclui negócio próprio (consultoria, turismo, comércio, indústria etc.). E também médias e pequenas empresas; setor público e em entidades particulares, tais como cooperativas e associações.

Centro Paula Souza

Autarquia paulista vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais. Comanda também em 285 municípios paulistas as classes descentralizadas. Estas unidades funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec.

Atualmente, as Etecs atendem 226 mil estudantes nos ensinos médio, técnico integrado ao médio e no ensino técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços, totalizando 127 opções de cursos. E nas 56 Fatecs, há 64 mil alunos matriculados em 65 formações de graduação tecnológica.


Formação em empreendedorismo

Em 2014, uma parceria do Centro Paula Souza com o Sebrae irá oferecer cursos técnicos e tecnológicos na capital para ajudar a formar empreendedores. A proposta é oferecer formação superior inédita nas áreas ligadas à gestão de negócios e inovação e formar pessoal qualificado para atuar na indústria, comércio e serviço público.

Administrados pelo Centro Paula Souza, os cursos serão oferecidos na Escola de Negócios do Sebrae, localizada nos Campos Elíseos, bairro do centro de São Paulo. A princípio, os cursos em nível médio disponíveis são Administração, Logística (ambos nas modalidades técnico e médio integrado ao técnico) e Marketing (apenas integrado). O nível superior tecnológico terá Gestão de Negócios e Inovação e também o curso de Marketing.

Vestibular e vestibulinho

Para frequentar os cursos é preciso inscrever- se nos processos seletivos tradicionais do Centro Paula Souza, que classifica os estudantes para as Etecs e Fatecs. As inscrições para o Vestibular devem ser feitas entre os dias 8 de outubro e 7 de novembro. Quem deseja cursar o nível médio/ técnico deve fazer o Vestibulinho, cujas inscrições vão até 24 de outubro.

Além da escola-sede na capital, a parceria entre as instituições prevê uma rede profissionalizante em todo o Estado e um sistema de ensino a distância em 2014. Para o ciclo de aulas que começará no ano que vem, serão oferecidas 2 mil vagas.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 03/10/2013. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.