Estado celebra na capital 40 anos de existência do Fundo de Solidariedade

Criado para oferecer assistência a pessoas necessitadas, Fussesp também apóia municípios e investe na geração de emprego, renda e cultura

Fundado no dia 27 de março, o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado (Fussesp) comemorou seus 40 anos na semana passada. A solenidade teve caráter ecumênico e foi realizada no Parque da Água Branca, na capital. Na oportunidade, foram homenageadas a sua presidente, Mônica Serra, e as outras 11 ex-presidentes do Fundo, que a antecederam na função.

O Fussesp foi criado em 1968 pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré, para prestar assistência a pessoas necessitadas. Sua primeira sede foi no Palácio dos Campos Elíseos. Em 1980, mudou-se para o Parque da Água Branca.

Em maio de 1983, o governador André Franco Montoro ampliou a área de atuação. E a entidade passou a dar apoio técnico-financeiro para os fundos sociais dos municípios paulistas.

Hoje, o Fussesp também investe em projetos voltados à geração de trabalho e renda, educação, saúde, lazer, esportes e atividades complementares que possam beneficiar crianças, jovens e idosos. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) conta com a participação de entidades sociais para o desenvolvimento de atividades e distribuição de doações.

Em 1983, o nome mudou para Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, e em abril do ano passado, foi novamente rebatizado, agora como Fundo de Desenvolvimento Social e Cultural do Estado.

Estrutura

O Fussesp é dirigido por um conselho deliberativo formado por sete integrantes, com mandato de dois anos, e está vinculado à Secretaria Estadual da Casa Civil. Os recursos financeiros da entidade são provenientes do setor público e de doações de materiais inservíveis, que são leiloados para a geração de receita própria. Esta é revertida em benefício da assistência e desenvolvimento das comunidades.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 02/04/2008. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.