Postos do Poupatempo festejam aniversário e milhões de serviços realizados neste mês

São José dos Campos completou sete anos de atividades e a Agência Campinas Shopping, 12 meses

O posto São José dos Campos do Poupatempo comemorou seu sétimo aniversário de funcionamento no dia 15. Nesse período, realizou 7 milhões de atendimentos para a população do Vale do Paraíba e obteve 99% de aprovação em pesquisa de satisfação dos usuários em 2004.

A agência fica na Avenida São João, 2.200, no Shopping Colinas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas, e aos sábados, das 9 às 15 horas. No local, podem ser solicitados serviços de dez órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal. O mais procurado é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com média mensal de 17 mil procedimentos.

O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) é o segundo, com 13 mil pedidos de emissão de RG e de atestado de antecedentes criminais. O terceiro é a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que emite carteiras profissionais e realiza a intermediação de mão-de-obra por meio de cadastro de emprego, com 8,5 mil atendimentos. O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do governo, responde por 5 mil serviços mensais, de pessoas que utilizam os computadores para redigir currículos, procurar emprego, trocar e-mails e navegar pela internet.

Campinas Shopping

O Poupatempo Campinas Shopping completou, no dia 17, seu primeiro ano de criação. O número de atendimentos em 12 meses foi superior a 1 milhão. A agência fica na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Os serviços do Detran foram os mais requisitados: 150 mil desde o início dos trabalhos. O IIRGD foi o segundo, com 90 mil atendimentos. Esta unidade, a segunda na cidade de Campinas, dispõe de agência dos Correios e filial da Livraria da Imprensa Oficial. Quem precisar de informações sobre os órgãos e serviços oferecidos em cada posto, pode ligar para o Disque Poupatempo: 0800 772 3633. O serviço é gratuito e opera de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas, e nos sábados, das 6 às 17 horas.


Agência de Guarulhos recebe 1º terminal para deficientes

O Poupatempo Guarulhos inaugurou, nesta semana, o primeiro terminal para portadores de deficiências (físicas e sensoriais) do Estado. O projeto resulta de parceria entre o governo paulista com a empresa Intel. Possibilita o uso do computador e o acesso à internet por deficientes visual, auditivo, cognitivo, motor e outras limitações cujos equipamentos padrão não atendem.

O usuário que tiver problemas relacionados à visão dispõe de programas leitores de tela e ferramentas especialmente adaptados às suas necessidades. Outra novidade é a ampliação do Laboratório de Interação Humano Computador, criado há um ano. Esse centro pesquisa soluções e emite laudos de usabilidade dos serviços eletrônicos, permitindo aos projetistas aperfeiçoar as interfaces e a navegação dos internautas nos serviços estaduais.

Manual de acessibilidade

Na solenidade de inauguração do terminal especial, o governo do Estado lançou, também, o Manual de Acessibilidade Web. Trata-se de material especial que apresenta um conjunto de recomendações aos criadores de sites e serviços eletrônicos do Estado, orientando-os como agregar acessibilidade às páginas eletrônicas do governo.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 27/09/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.