Cidade Portinho Itinerante do DER fica em Rio Claro até sexta

A Cidade Portinho Itinerante ficará instalada na sede regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Rio Claro, até sexta-feira. Aproximadamente 1,4 mil alunos da região vão visitar essa iniciativa do DER em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Educacional (FDE) e a Seguradora Porto Seguro. A Volkswagen Caminhões e a prefeitura do município também apóiam a ação. A Escola Municipal Armando Grisi será a primeira do local a conhecer a Cidade Portinho Itinerante.

A exposição itinerante foi inspirada na Cidade Portinho original, que fica na capital, no bairro da Mooca. Numa área de 250 metros quadrados, as crianças recebem aulas teóricas e aprendem na prática como se portar à direção, levando multas fictícias quando não cumprem as leis de trânsito. O projeto é direcionado a crianças de 5 a 11 anos e dispõe de monitores especializados. Eles transmitem informações sobre as principais regras de trânsito, exibem vídeo educativo e discutem temas específicos, como a segurança nas rodovias. No fim das atividades, os pequeninos ganham uma revista de histórias em quadrinhos e uma carteira de habilitação mirim.

As informações repassadas na Cidade Portinho Itinerante são veiculadas de acordo com as características de cada região. Para isso, o DER pôs à disposição um veículo de inspeção para que as crianças possam conhecer um pouco mais do trabalho das Unidades Básicas de Atendimento (UBAs). Assim, os alunos passarão a desenvolver desde cedo o respeito às regras de trânsito e incentivar os pais a agirem da mesma forma. Desde 2003 o DER vem intensificando os trabalhos visando à redução de acidentes nas rodovias. Entre as iniciativas destacam-se as campanhas educativas realizadas pelo departamento de comunicação e marketing do órgão.

Cronograma

Até o final do ano, a Cidade Portinho Itinerante percorrerá as 14 unidades regionais do DER, atendendo alunos das redes estadual e municipal de ensino nas regiões de Araçatuba, Taubaté, Campinas, Rio Claro, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A estimativa é atender 20 mil estudantes em todo o Estado. Em 2006, a ação será realizada nas unidades regionais de Itapetininga, Araraquara, Bauru, Cubatão, Assis, Grande São Paulo, Presidente Prudente e Barretos.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 21/09/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.