Programa OAB Vai à Escola comemora dez anos de palestras a alunos do Estado

Iniciativa propõe o debate de questões de cidadania com os jovens e atendeu 1,3 milhão de estudantes da terceira série do ensino médio

O décimo aniversário do Programa OAB Vai à Escola foi comemorado, nesta semana, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes. A parceria entre a Secretaria da Educação e a OAB-SP, reuniu nesses dez anos 1,3 milhão de alunos da 3ª série do ensino médio em suas palestras.

O programa leva advogados e universitários dos dois últimos anos do curso de Direito para falarem aos alunos de escolas públicas. Eles recebem cartilha com explicações sobre cidadania, direitos do consumidor, leis trabalhistas e Constituição. A abordagem dos assuntos é simplificada e direta. Nos encontros são debatidos temas de interesse de cada escola, escolhidos por meio de consulta entre os estudantes.

Nelson Alexandre da Silva Filho, presidente da comissão de cidadania e ação social da OAB, conta que o projeto nasceu em 1995. Na época, ainda estudante de Direito, sentiu a necessidade de transmitir aos alunos da rede pública mais noções sobre seus direitos e deveres como cidadãos.

Silva Filho presidia a seccional Osasco da OAB e começou a imprimir cartilhas com linguagem acessível aos jovens. Quatro anos depois, a assinatura de convênio com a secretaria ampliou a ação. O governador de São Paulo anunciou, na solenidade, a liberação de R$ 456 mil para a impressão de mais 600 mil exemplares para serem distribuídos neste ano e em 2006.

A universitária Sibele Andrade, ex-aluna da rede estadual, disse que o programa foi decisivo na sua escolha profissional: “Assisti às palestras, que despertaram em mim a vontade de estudar Direito”. Sibele participa do programa como palestrante. A cerimônia foi encerrada com a apresentação do Grupo de Maracatu da EE Professor Antonio Alves Cruz.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 26/08/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.