EMTU entrega 230 passes livres a portadores de necessidades especiais

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) entregou 230 Carteiras de Identificação do Passageiro Especial (Cipes) na prefeitura de Campinas. O documento assegura isenção do pagamento da tarifa nas linhas de ônibus metropolitanas às pessoas com deficiência incapacitadas para o trabalho. A carteira é válida também nas linhas intermunicipais.

Levantamento realizado em 2004 pelas prefeituras das 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) identificou 28 mil portadores de deficiência cadastrados. A consulta foi feita nas secretarias municipais de promoção social, entidades de apoio e empresas operadoras do transporte intermunicipal.

O benefício pode ser requerido por menores de 16 anos e por trabalhadores desempregados que tiveram a capacidade funcional comprometida. A validade da carteira pode ser de um ou de dois anos, de acordo com a patologia que resultou na incapacidade.

Para solicitá-la, o usuário deve ir até o posto de saúde credenciado pela prefeitura, fazer o exame e obter o laudo médico que será encaminhado à EMTU. Quando o documento estiver pronto, a empresa marcará com o interessado a data e o local da retirada. Desde o início de 2005, a EMTU entregou 45 mil carteiras em São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 23/08/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.