Hospital Universitário informa resultado de exame via internet

A partir de agosto, o Hospital Universitário (HU) da USP irá informar o resultado de exames médicos de sangue, fezes e urina pelo seu site. O paciente terá acesso aos dados por meio de cadastro e senha, fornecidos quando da coleta do material. Esse serviço amplia para a rede pública de saúde benefício comum em laboratórios particulares de análises clínicas.

A novidade visa a trazer mais conforto e possibilita ao paciente utilizar os resultados em hospitais públicos e particulares, sem a necessidade de pagar novamente pelo serviço. Segundo o diretor-técnico de informação do HU, Carlos Eduardo Marcello, o acesso pela internet permite a consulta e impressão dos resultados. “Reúne os documentos num arquivo médico particular, que são relevantes para a análise clínica do histórico pessoal”, explica.

Marcello explica que o exame pertence ao paciente, mas em grande parte dos hospitais públicos o resultado é afixado no prontuário médico. “Estimulamos as pessoas a retirarem e guardarem suas radiografias e tomografias”, explica. O hospital realiza, mensalmente, 80 mil exames, entre numéricos (sangue, fezes e urina) e com imagens (radiografias e tomografias).

Esta é a terceira fase de um projeto do HU para a facilitar a apresentação dos resultados de exames bioquímicos. Em sua primeira etapa, os médicos do Posto de Saúde Escola Butantã tiveram acesso ao sistema, podendo verificar as informações. Mais tarde, surgiu a possibilidade de estudo dos casos em qualquer lugar, com a liberação do acesso aos exames em computadores fora do hospital.

Serviço

Hospítal Universitário (HU)
Avenida Prof. Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária – CEP 05508-000
São Paulo (SP) – tel. (11) 3091-9200

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 30/07/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.