Premiados os vencedores da Olimpíada de Química do Estado

Apresentar assunto sério aos jovens por meio de competição lúdica. Essa foi a proposta da Olimpíada de Química do Estado, organizada anualmente desde 1997 pelo Instituto de Química da USP.

A competição é realizada em três fases e visa a aumentar o interesse dos alunos do ensino médio pelas ciências exatas e, principalmente, fazer com que compreendam a ciência como algo vivo e presente na vida cotidiana.

Todos os anos, o tema da edição seguinte é escolhido por meio de enquete com os alunos participantes. Em 2005, o vencedor foi Biocombustíveis: aspectos químicos, ambientais e econômicos. Enviaram redações para a primeira fase da disputa alunos dos primeiros e segundos anos do ensino médio de 2,5 mil escolas.

Na etapa seguinte, professores de cada instituição de ensino selecionaram quatro redações e as submeteram à banca examinadora da olimpíada, composta por docentes da USP, doutores em química.

O grupo separou cem textos para a fase final e premiou os 20 melhores com a publicação na Revista AllChemy. No dia 4, foi realizada no Instituto de Química da USP a etapa final. Na solenidade, os alunos assistiram à realização de três experiências. Depois, responderam às questões da prova, relacionadas com os experimentos vistos e com o programa de química do ensino médio.

Medalha de ouro

Enquanto esperavam pelo resultado final, os estudantes participaram de churrasco de confraternização com os professores da comissão organizadora, visitaram laboratórios e assistiram a palestras com temas relacionados à olimpíada. Foram concedidos certificados de participação da fase final a todos os participantes – alunos e professores orientadores.

Todos os anos são entregues 20 medalhas para cada série, sendo que as medalhas de ouro foram oferecidas junto com os prêmios em dinheiro. O melhor aluno da terceira série recebe também o prêmio Prof. Geraldo Vicentini – uma placa e mil reais –, oferecido pelo
Instituto de Química da USP. Em 2005, o ganhador foi Caio Borba Casella, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 23/06/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.