Disque-Denúncia 181 amplia abrangência para todo o Estado

O Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV) estendeu a abrangência do serviço telefônico gratuito Disque-Denúncia para todo o Estado. A partir de agora, a população pode ligar em qualquer hora e dia da semana para o número 181 e informar sobre crimes e problemas ligados à segurança pública. O anonimato do denunciante é garantido e depois da comunicação, ele passa a ser informado sobre as providências tomadas.

Os atendentes do serviço são especialmente treinados para ouvir a população. E as denúncias são encaminhadas às equipes das polícias militar e civil. O Disque-Denúncia iniciou atividades em outubro de 2000 e já recebeu mais de 340 mil queixas. E desde então, a informação de qualidade contribuiu para orientar a distribuição do efetivo policial, estreitar laços entre a segurança pública e a comunidade e desencorajar a prática de práticas ilícitas.

O apoio da população foi decisivo para solucionar 13,6 mil casos. No primeiro quadrimestre do ano, o Disque-Denúncia contabiliza 32,9 mil informes. No mês de abril, recebeu 8,4 mil denúncias e 721 casos foram solucionados. Além do número 181, o ISPCV decidiu manter temporariamente em funcionamento o antigo número 0800 15 63 15. O telefone funciona ainda em todo o Estado, até que a população se acostume com o 181. Em outros Estados, as pessoas podem denunciar por meio do número (11) 3272-7373.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 01/06/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.