Poupatempo ganha mais dois postos móveis até o fim do ano

Outras duas unidades do Poupatempo Móvel entrarão em operação até o fim do ano. O projeto foi aprovado e cada uma deverá atender 800 pessoas por dia em bairros e municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Entre setembro de 2004 e fim de março, a unidade existente realizou 104 mil atendimentos na periferia da capital. Em dias úteis, o posto itinerante funciona das 8 às 18 horas. Aos sábados, das 8 às 13 horas. Recebe diariamente 800 solicitações e a média mensal é de 16 mil atendimentos. “A capacidade inicial de atendimento comportava 700 pessoas, porém, conseguimos ampliá-la”, ressalta o superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg.

Pesquisa do Ibope realizada com a população no mês de dezembro revelou índice satisfatório do usuário pelo trabalho prestado à população. Os conceitos ótimo e bom totalizaram 89% e, dessa forma, o itinerário da carreta na qual está instalada o Poupatempo Móvel foi ampliado, passando a atingir mais municípios da Grande São Paulo.

As cidades de Taboão da Serra, Mairiporã, Caieiras e Franco da Rocha já receberam a visita da carreta. Na unidade itinerante, o serviço mais procurado tem sido a emissão de RG. O documento responde por 42% dos atendimentos nos seis meses iniciais de funcionamento e totalizam 44 mil cédulas de identidade. Outros pedidos mais comuns é expedição de carteira de trabalho (12%) e de CPF (4,5%).

Serviços disponíveis

O Poupatempo Móvel fornece atestado de antecedentes criminais e declaração de extravio do RG. O usuário tem acesso a serviços públicos pela internet, pelo E-poupatempo: BO eletrônico, consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na carteira de habilitação e de débitos de prestação da casa própria, licenciamento de veículos e emissão da segunda via de conta de energia elétrica. Iniciativa da administração estadual em parceria com o Banco Nossa Caixa, a unidade itinerante oferece os mesmos serviços dos demais postos.

Para montar o caminhão e possibilitar o seu funcionamento, o agente financeiro do Estado contratou as empresas CPM, de consultoria e infraestrutura tecnológica, para instalar os equipamentos necessários à comunicação móvel e suporte técnico e operacional, e ConectBus – especializada na montagem de grandes estruturas móveis, para propiciar a circulação da carreta.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 04/05/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.