Exposição de cartuns sobre ciência é destaque do mês no Metrô Clínicas

A Estação Clínicas do Metrô expõe, até o dia 29, encontro entre a produção de tecnologia dos centros de pesquisa e o humor despojado dos cartuns. Trata-se da série de quadrinhos Os Cientistas, em mostra promovida pelo programa Ação Cultural do Metrô ao longo da passagem subterrânea da estação para a avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, em área não-paga.

A série de quadrinhos é uma criação do jornalista e cartunista João Garcia, o Jão, iniciada em 1994 no jornal Correio Popular, de Campinas, onde foi publicada até 2002. Ao longo desse período, o profissional teve a ajuda de muitos colaboradores, por meio de um método de trabalho em equipe, o que deu origem à assinatura da série, Jão & Cols.

Personagens

Entre os personagens principais estão Lerdo, o burocrata; Zago e Zilda, os pesquisadores maduros; Interneto, o estagiário adepto das novas tecnologias; e Seu Zé, o faxineiro do laboratório, com pouco estudo mas capaz de incríveis sacadas, que representam a sabedoria popular e ilustram o desenvolvimento da ciência em países como o Brasil.

O humor é utilizado para informar e combater os preconceitos acerca da divulgação da ciência para o público, seja ele de adultos, jovens ou crianças. A série foi responsável por um “furo” de reportagem – talvez o primeiro em quadrinhos do mundo – ao anunciar em 2001 a descoberta, por uma equipe da área de biotecnologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da variedade bacteriana mais produtiva para a fabricação de plástico biodegradável, a Burkholderia saccharum.

A série Os Cientistas tem inserções em diversas publicações, como o boletim IPT Tecnologia em Dia, do IPT; as páginas eletrônicas do Núcleo José Reis da Associação Brasileira de Divulgação Científica/ECA-USP, e a Folha da Região, de Araçatuba.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 25/05/2005. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.