Centro Paula Souza e Funap oferecem cursos profissionalizantes para 2,6 mil presos

O Centro Paula Souza e a Fundação Estadual de Amparo ao Preso (Funap) estão ministrando cursos profissionalizantes para 2,6 mil presos de 32 penitenciárias estaduais. As atividades, realizadas em 23 cidades paulistas, abrangem as áreas de construção civil, imagem pessoal, informática, saúde, gestão e desenvolvimento de habilidades básicas.

Os cursos começaram no início deste mês e se encerram no dia 17 de dezembro. “A ideia é garantir emprego e renda para egressos do sistema prisional. O curso forma assentador de tijolos, azulejista, pedreiro, barbeiro e outras profissões. Além disso, evita a reincidência, problema que atinge 70% dos ex-prisioneiros”, explica Adílson Fernandes e Souza, diretor-adjunto de atendimento e promoção humana da Funap e um dos responsáveis pelo programa.

Na seleção dos detentos para participar das atividades, foram privilegiados os que estão cumprindo pena em regime semi-aberto (12 horas de liberdade e 12 horas de encarceramento diárias). Além disso, foi também favorecido o preso que está próximo de finalizar o cumprimento de sua punição (no máximo com 18 meses ainda a cumprir).

Parceria

A parceria entre o Centro Paula Souza e a Funap foi firmada em dezembro de 2003, quando começaram estudos para a criação do programa de qualificação profissional de presidiários.

Segundo Antônio Augusto Covello, do setor de convênios do Centro Paula Souza, foram realizados diversos contatos e consultas com as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) para definir as datas, locais e equipamentos necessários para a instalação dos cursos. A organização curricular e a elaboração do material didático ficaram a cargo da Coordenadoria de Ensino Profissional Básico do Centro Paula Souza.

“Escolhemos o Centro Paula Souza para esta parceria por dois motivos básicos: o renome da instituição e a presença das escolas técnicas em todas as regiões do Estado”, diz Souza.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página III do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 11/11/2004. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.